#Tecnologia: Desligamento do sinal analógico da TV aberta acirra disputa entre as operadoras de TV Paga

março 26, 2017

Foto: iStock / Reprodução. 

Com o desligamento do sinal de TV analógica na Grande São Paulo no dia 29 de março, SBT, Record e a RedeTV! – três das cinco maiores emissoras de TV aberta do Brasil, resolveram anunciar que estão de saída das operadoras de TV Paga (NET, Claro, Embratel, Vivo, OiTV e Sky). O comunicado tem sido exibido nos intervalos comerciais desde a última sexta-feira (24/03).

No comunicado, as redes deixam claro que as operadoras “se recusam a negociar os direitos de transmissão, ao contrário do que já fazem com grupos estrangeiros e até com outras emissoras nacionais”, como é o caso da TV Globo, que já recebe por seu sinal digital junto com os canais Globosat (GNT, Canal Viva, Multishow, GloboNews, SporTV, Canal Brasil, Telecine, entre outros). Ainda, as três emissoras “lamentam a falta de diálogo das operadoras, o que impediu um acordo que respeitasse o desejo do público brasileiro”.

As três emissoras – que são sócias em uma joint-venture, a Simba Content – não querem mais oferecer de graça o sinal digital para as operadoras. Por não chegar a um acordo quanto a remuneração, as TVs resolveram sair da TV Paga. Desta maneira, os assinantes só terão acesso ao conteúdo desses canais por meio de antena de sinal digital ligada aos televisores.

Juntas, as três emissoras detêm grande parte da audiência da TV Aberta e Paga no Painel Nacional de Audiência do Ibope. E, com a criação da Simba, querem somar forças para um melhor faturamento no mercado audiovisual brasileiro. O Grupo Bandeirantes (TV Band, BandNews, BandSport, Terra Viva, Arte1, TV Minuto, Jornal Metro, entre outros) optou por não faz parte da iniciativa.

Criada no segundo semestre do ano passado, a Simba é a responsável por negociar a venda de dos sinais de SBT, Record e a RedeTV! às operadoras de TV Paga. Além disso, a Simba também será responsável por investir em produções originais e negociar o direito de transmissão desses produtos (e de produções já criadas por esses canais como novelas, séries, jornalísticos, documentários, telefilmes, etc) em serviços de streaming, como a Netflix e Amazon. Abaixo, confira o vídeo institucional da nova programadora:

Desde de abril de 2016, o Ministério das Comunicações publicou relação dos 349 municípios que vão ter o sinal analógico de televisão desligado em 2017 para a consolidação do modelo de TV Digital. Entre 23 de março e 25 de outubro do próximo ano, essas cidades, conforme a data prevista no calendário, passarão a ter somente sinal digital de TV. Em Minas Gerais, o desligamento do sinal da TV analógica começa em 26 de setembro.

Confira a lista das cidades mineiras: Araçaí, Baldim, Belo Horizonte, Betim, Brumadinho, Cachoeira da Prata, Caeté, Capim Branco, Confins, Contagem, Esmeraldas, Florestal, Fortuna de Minas, Funilândia, Ibirité, Igarapé, Inhaúma, Itaúna, Jequitibá, Juatuba, Lagoa Santa, Mário Campos, Mateus Leme, Matozinhos, Nova Lima, Pedro Leopoldo, Prudente de Morais, Raposos, Ribeirão das Neves, Rio Acima, Sabará, Santa Luzia, São Joaquim de Bicas, São José da Lapa, São José da Varginha, Sarzedo, Sete Lagoas, Taquaraçu de Minas e Vespasiano. Clique aqui para saber a data do desligamento em outras cidades brasileiras.




Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plus e assine a newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários