#Reflexão: Será que o Facebook sabe mais sobre você do que os seus familiares e amigos?

abril 04, 2017

Foto: iStock / Reprodução.

Há alguns anos o Facebook encomendou um estudo muito, muito revelador sobre o quanto nossos amigos e família sabem sobre a gente em comparação com ele próprio: o Face. E o resultado é bastante surpreendente, diga-se de passagem.

O Facebook convidou 86 mil voluntários pra preencher um questionário com 100 itens sobre suas personalidades. Depois foram convidados colegas de trabalho, amigos, família e esposa/marido pra tentar acertar o que essas 86 mil pessoas responderam sobre si mesmas no questionário.

E agora que entra a parada séria: o Facebook descobriu que o algoritmo que rege essa nossa rede social precisou rastrear apenas 10 likes dos voluntários pra acertar mais questões sobre a pessoa do que os colegas de trabalho dela. 

Sabe quando você curte a página de uma banda, a publicação de um amigo, o comentário de um político? Pois bem, rastreando apenas 10 desses likes o Facebook sabia mais sobre a pessoa do que colegas de trabalho dela.

E a bagunça não para por aí: com o rastreamento de 70 likes, o Facebook conseguiu prever as respostas melhor do que amigas e amigos. Com 150 likes, o Face previu melhor que familiares. 

Com 300 likes rastreados, o Face sabia mais sobre determinada pessoa do que a esposa/marido dela. É isso, com 300 cliques - que você pode dar, sei lá, em uma semana - o Face te conhece melhor do que alguém que está 10 anos dividindo um teto e uma cama com você.

Eu poderia dizer 'Bem-vindo ao futuro', mas na real é um 'Bem-vindo ao passado', afinal, faz 3 anos que o Facebook fez esse estudo. Hoje, quase na metade de 2017, é muito provável que esse algoritmo esteja muito mais avançado do que estava 3 anos atrás.

A religião do futuro são os dados. Quando a gente tá perdido numa cidade nova, a gente não mais pede a Deus pra gente se achar, a gente consulta o Waze. Quando a gente quer escolher algo pra assistir na TV, a gente não pergunta pro amigo formado em cinema, nem segue nossa própria intuição, a gente dá uma olhada no que a Netflix colocou na lista de recomendados.

Em poucos anos, quando a gente quiser namorar/casar, não vamos mais pedir que Jesus coloque alguém abençoado no nosso caminho. Vamos olhar a recomendação que algum aplicativo vai fazer baseado nos nossos interesses e nos interesses da pessoa.

A religião do futuro tá sendo pregada no aplicativo mais próximo de você. @mém.


Fonte: 'Livro: Homo Deus - Uma breve história do amanhã - Página 342'


______________________________________________
Observação: Texto publicado originalmente na fan page Quebrando o Tabu.


» Para participar da seção Café Convidado, do blog Café com Notícias, basta enviar para o e-mail wander.veroni@cafecomnoticias.com com um material de sua autoria. Pode ser uma reportagem (texto, áudio ou vídeo), artigo, crônica, fotografias, peças publicitárias, documentário, VT publicitário, spot, jingle, vídeo ou podcast, desde que você escreva um texto que contextualize essa produção com um artigo de opinião de até 1 lauda. Mas, atenção: pode participar estudantes de Comunicação Social (qualquer habilitação: jornalismo, publicidade, relações públicas, marketing, Rádio e TV, Cinema, Produção Editorial e Design Gráfico), profissionais recém-formados ou profissionais mais experientes de qualquer outra profissão. Participe e seja meu convidado para tomarmos um Café! OBSERVAÇÃO: Por ser editor responsável pelo Café com Notícias, o material enviado está sujeito a sofrer edição final para adequação da linha editorial abordada neste espaço.





Gostou do Café com Notícias? Então, acompanhe o canal no Telegram e siga o blog no Instagram, no Twitter, no Facebook, no LinkedIn e assine a nossa newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários