#OpenShelf: Aplicativo incentiva o compartilhamento de livros de forma gratuita nas cidades

abril 08, 2017

Foto: Bruna Teixeira / Reprodução. 

Não importa onde você esteja, basta ter um smartphone conectado à internet para baixar o aplicativo que está disponível na App Store e no Google Play e ter acesso ao #OpenShelf. O nome é uma forma de universalizar a ferramenta que em português significa "estante aberta". 

O aplicativo é uma forma simples e prática de compartilhamento de livros e tem a missão de ser a maior biblioteca coletiva do mundo. Para ele não há fronteiras. Só é preciso que o usuário se cadastre na plataforma e disponibilize, gratuitamente, todos os livros que puder compartilhar e busque os títulos que deseja ter em mãos. 

Os livros, quando disponibilizados na estante virtual, passam a ser de todos, podem ser vistos de acordo com a sua atual geolocalização e devem circular por qualquer lugar do planeta.

O Open Shelf é “filho” de um outro projeto que existe desde janeiro de 2014, em Belo Horizonte: o Ponto do Livro; que também é uma estante de compartilhamento de livros e funciona de forma colaborativa, oferecendo nos pontos de ônibus uma viagem extra e prazerosa por todos os gêneros literários.

Hoje, três anos depois, já foram instalados 21 Pontos do Livro em oito cidades: Belo Horizonte, Itabirito, Lavras, Varginha, Santos Dumont, Patos de Minas, Nova Lima e Rio de Janeiro. O co-fundador e gestor dos dois projetos é o consultor de marketing, Pedro Ivo Dias, que depois de ter sua vida transformada após ler um livro decidiu contagiar outras pessoas com o poder de transformação e auto-conhecimento da literatura. 

Hoje os projetos contam com mais de 60 instituições parceiras correalizadoras e um número incontável de leitores e compartilhadores de livros. “Com o Ponto do Livro já temos mais, muito mais, de 40 mil livros circulando de mãos em mãos. E agora, com o Open Shelf, a ideia é expandir esse hábito para todo o mundo e mudar, definitivamente, a maneira como se tem acesso a livros, conhecimento, cultura e educação”, comemora ele. 

O aplicativo Open Shelf foi desenvolvido com recursos da Lei de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, Fundação Municipal de Cultura (projeto nº 337/2014), e em parceria com diversas instituições e membros compartilhadores de conhecimento.




Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plus e assine a newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários