#DicaCultural: 11ª Mostra Cinema e Direitos Humanos em Belo Horizonte

abril 17, 2017


De 09 a 14 de maio acontece no Sesc Palladium, em Belo Horizonte, a 11ª Mostra Cinema e Direitos Humanos. Realizada pela Secretaria de Direitos Humanos, produção nacional do Instituto Cultura Em Movimento e local da Pimenta Filmes, a Mostra exibirá, gratuitamente, 35 filmes nacionais, um americano e um francês.

A Mostra Cinema e Direitos Humanos pretende ampliar o debate sobre temas pertinentes às práticas democráticas, promovendo, sobretudo, o respeito à diversidade. Dessa forma serão exibidos curtas, médias e longas-metragens, divididos em quatro eixos: Mostra Panorama, Mostrinha, Temática-Gênero e Homenagem, que neste ano sublinha a premiada obra da diretora Laís Bodanzky.

Embora a programação esteja bastante variada, incluindo filmes sobre os direitos das pessoas com deficiência, o direito à terra, os direitos das pessoas idosas e igualdade racial, a maior parte dos filmes da 11ª Mostra aborda questões de gênero e diversidade sexual.

A Mostrinha, parte da programação voltada para crianças, que acontecerá nos dias 13 e 14 de maio, pela manhã, segue a mesma perspectiva das discussões sobre gênero. Também estão contemplados os direitos das populações tradicionais, o direito à alimentação adequada e a diversidade religiosa.

Criada em 2006, como uma das ações estratégicas da Secretaria Especial de Direitos Humanos, a Mostra foi expandida ao longo dos últimos 10 anos e, atualmente, ocorre em todas as capitais federais. 

Nesse período, ampliou-se em alcance e em escopo – da América do Sul para filmes de todo o mundo, e conta, pelo quarto ano consecutivo, com cerca de 1.000 pontos de difusão pelo país, assumindo assim um caráter descentralizador e democrático. Abaixo, confira a programação completa:





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plus e assine a newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários