#MostraTiradentes: Festival de cinema exalta a diversidade e o protagonismo da mulher no cinema

janeiro 22, 2017

Foto: Jackson Romanelli / Universo Produção. 

São 20 anos de um projeto que colocou Minas Gerais novamente no circuito nacional de cinema. 20 anos exaltando o cinema brasileiro. 20 anos levando o cinema para a praça e trazendo os profissionais que fazem o cinema acontecer para perto do público. A 20ª edição da Mostra Tiradentes de Cinema é emblemática e desafiadora, ainda mais em um momento de golpe político e de crise econômica que o Brasil vive.

“Cinema em Reação, Cinema em Reinvenção”. Sob esta temática, o festival deu início nesta última sexta-feira (20/01) homenageando as atrizes, produtoras e diretoras Helena Ignez e Leandra Leal. Ambas com um trabalho que coloca a diversidade social como ponto de discussão de suas obras, de modo real e sensível. 

Leandra Leal, conhecida do grande público como atriz de novelas e minisséries da TV Globo, se aventura como diretora no documentário “Divina Divas”, que fala sobre o primeiro grupo de artistas travestis do Brasil na década de 1960, em plena Ditadura Militar. Essas artistas de resistência da contracultura brasileira foram pioneiras no debate sobre a arte LGBTQ no país, mostrando que todos nós somos iguais nas nossas diferenças. 

No sábado (21/01) o destaque foi para a exibição do documentário “Pitanga” que conta a biografia do ator baiano Antônio Pitanga, primeiro ator negro a protagonizar dezenas de filmes brasileiros. O filme é dirigido por Beto Brant pela filha dele, a atriz Camila Pitanga. 

O longa é uma grande homenagem em vida a Antônio, com conversas dele com amigos e familiares e, mais do que isso, mostrando o quanto o negro ainda precisa ocupar mais espaços no audiovisual brasileiro, principalmente por uma questão de representatividade e de imprimir um olhar próprio sobre si mesmo.
Foto: Leo Lara / Universo Produção. 

A Mostra de Cinema de Tiradentes segue gratuita para o público com a exibição de filmes e curtas até o dia 28 de janeiro. Abaixo, confira alguns destaques:

# Tiradentes é uma cidade que sabe acolher, tem uma programação cultural intensa e sabe como ninguém que o turismo faz a roda da economia girar. Por isso neste ano, diferente dos outros, era possível encontrar bares, restaurantes, vendedores de rua, pousadas/hotéis e lojas dos mais diversos tipos praticando preços mais em conta, o que pode deixar a sua ida à Mostra de Cinema mais acessível.

# Sim, ainda tem lugares com preços caros e completamente fora da realidade do brasileiro médio. Mas, se você andar bem pela cidade e se propor conversar com as pessoas, vai encontrar preços para todos os tipos de público e de bolso.

#  Se você vai à Tiradentes e não sabe onde ficar, a sugestão do blog é a Pousada das Artes, localizada no centro, bem atrás da rodoviária. O atendimento de toda equipe é maravilhoso e o espaço ainda conta com Piscina, um jardim aconchegante e quartos com ar condicionado. E o mais bacana: quem se hospeda lá tem o privilégio de comer o melhor pão de queijo e geleia de maracujá do mundo. Vale a pena conferir! Recomendo.
Foto: Wander Veroni / Arquivo Pessoal. 

# A Mostra de Cinema de Tiradentes vai muito além dos filmes e tem uma programação cultural intensa com debates, exibição de curtas e de filmes, além de atividades culturais que vão desde o cortejo – que lembra muito um bloco de carnaval, até shows musicais. Neste ano, a banda As Baianas e a Cozinha Mineira passaram por lá. O grupo conta com duas vocalistas transexuais, Açucena e Raquel Virgínia, que se conheceram na Faculdade de História da USP. Clique aqui para ouvir na íntegra as músicas do álbum.

# Na última sexta-feira (20/01), a abertura da Mostra contou com a presença do Governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, que foi homenageado com uma placa em reconhecimento ao apoio à realização do evento. Neste ano, a Mostra conta com o patrocínio de três empresas estatais: a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) e as Companhias Energética de Minas Gerais (Cemig) e a de Saneamento de Minas Gerais (Copasa).
Foto: Beto Staino / Universo Produção. 

# Nos primeiros debates de sábado (21/01), o curador da Mostra de Cinema de Tiradentes, Cléber Eduardo, exaltou a forte presença feminina entre as diretoras de filmes selecionados para o evento neste ano. “Tivemos pouco mais de 20% de longas dirigidos por mulheres nas inscrições, mas ficamos com 40% entre todos os selecionados. Existe um dado importante nisso”, comentou.

# Nos primeiros debates da Mostra em 2017, realizados no sábado, discussões de curadoria, temática e representatividade vieram à tona, além do tributo às atrizes homenageadas Helena Ignez e Leandra Leal.

# Durante o debate de sábado (21/01), a pesquisadora Patrícia Mourão reivindicou a necessidade de se vencer as barreiras impostas pelo machismo em muitos estudos de cinema do passado. Ela contou reconhecer a presença de algumas poucas mulheres na produção experimental norte-americana analisada por ela na universidade, mas que essa história foi contada pelos homens, e estes omitiram várias daquelas realizadoras.

# Leandra Leal, que emulou Helena Ignez num projeto coletivo de 2013 intitulado Operação Sônia Silk (o nome é referência à personagem de Helena em Copacabana Mon Amour, em 1970), disse que a ideia era revalorizar a liberdade de pensamento e de atitude característicos dos trabalhos daquela época.
Foto: Jackson Romanelli / Universo Produção. 

# Sobre "Divinas Divas", sua primeira experiência na direção, Leandra contou ter sido uma experiência de redescoberta de si mesma. “Eu sempre tive desejo de dirigir e esse filme me deu oportunidade de falar sobre como cada um tem que ser aquilo que tem vontade de ser”. Para ver o trailer do filme, clique aqui.

# Na segunda-feira (23/01) começam as sessões da Mostra Aurora na 20ª Mostra de Cinema de Tiradentes. Às 19h30, no Cine-Tenda, o longa-metragem "Baronesa", de Juliana Antunes, abre a série de sete filmes inéditos de cineastas em começo de carreira que competem no Júri da Crítica.

# Também na programação de filmes, a Sessão-Debate começa igualmente nesta segunda, com a exibição de Precisamos Falar do Assédio (SP), de Paula Sacchetta, seguido de bate-papo com a diretora no Cine-Teatro Sesi.

# Outra atração imperdível é o Encontro de Cinema com Ney Matogrosso e Helena Ignez, que participam de uma roda de conversa com o público do Sesc Cine-Lounge às 21h. A mediação será de Pedro Maciel Guimarães.

# Abaixo, confira duas reportagens em vídeo da jornalista Daniela Vargas sobre os dois primeiros dias da 20ª Mostra de Cinema de Tiradentes:




Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plus e assine a newsletter.







Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários