#FebreAmarela: Hotsite reforça prevenção e mobilização contra a doença em Minas Gerais

janeiro 17, 2017



A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) criou uma página específica para veicular informações e orientações sobre a Febre Amarela. A página www.saude.mg.gov.br/febreamarela tem o objetivo de manter a população informada sobre a doença e reforçar a importância da prevenção por meio da vacina, disponível no Sistema Único de Saúde (SUS), às pessoas que residem em áreas rurais, silvestre ou de mata, ou que vão se deslocar a esses locais.

“O objetivo é informar a população de forma ágil e prestar esclarecimentos confiáveis sobre a doença e as orientações sobre a vacinação neste momento”, destaca Rodrigo Said, subsecretário de Vigilância e Proteção à Saúde da SES-MG. “Entendemos que é fundamental incluir essas informações num único local para facilitar a disseminação das informações para a população”, completa Said.

Na seção “Tire suas dúvidas”, a equipe de Comunicação da SES-MG compilou as dúvidas mais frequentes sobre o assunto, como por exemplo, se qualquer pessoa deve se vacinar contra a febre amarela ou se há diferenciação de sintomas entre as formas silvestre e urbana da doença. Essa seção será constantemente atualizada com novos esclarecimentos.

Febre Amarela em Minas

Em 2017, até o momento (11/01), foram notificados 48 casos suspeitos de Febre Amarela –sendo que desses 16 são casos prováveis – e 14 óbitos suspeitos (8 considerados prováveis de Febre Amarela). Atualmente, foram identificadas quatro Unidades Regionais de Saúde com registro de morte de primatas (epizootias) e casos prováveis de febre amarela silvestre.

Desde as primeiras notificações, a SES-MG tem intensificado ações de contingência e bloqueio. Entre elas se destacam a intensificação da vacinação em municípios que são área com recomendação de vacina no Estado, e o reforço junto aos profissionais de saúde da importância da notificação de casos suspeitos e também mortes de primatas, como evento de risco da febra amarela em humanos.



Fonte: Blog da Saúde MG / Reprodução.





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plus e assine a newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários