Rede Minas traz recursos de interatividade para a implantação da TV digital no Estado

dezembro 29, 2016

Foto: Rede Minas / Reprodução. 

A Rede Minas e a Secretaria de Cultura de Minas Gerais lançaram neste final de mês um projeto pioneiro no estado de interação em TV digital, que vai possibilitar que o telespectador interaja com a programação da emissora, aproximando-a do seu público e enriquecendo as formas de acesso ao conteúdo audiovisual. 

De acordo com a TV Pública, "a televisão digital deve ser explorada em todo seu potencial, não apenas na qualidade da imagem, mas também na interatividade e na multiprogramação". A interação acontecerá por meio do sistema dos aparelhos de TV digital aberta e permitirá que telespectador navegue, utilizando o controle remoto, por conteúdos institucionais da emissora e de seus programas. 

Além disso, será possível acessar informações dos canais de relacionamento com a Rede Minas, como as redes sociais e o fale conosco. A princípio, o portal de interação estará disponível na programação da emissora na TV digital aberta, na região metropolitana de BH. E o público infantil não vai ficar de fora. 

O próximo lançamento vai contemplar conteúdos interativos especiais para as crianças que acompanham os personagens do Dango Balango. Serão disponibilizados conteúdos do programa, além de um jogo inspirado no mundo dos personagens Druzila, Joduca e Sdruvs. 

A previsão é de que, durante 2017, as atrações da Rede Minas passem a integrar, gradativamente, a programação interativa, como já acontece atualmente com o programa Mulhere-se.

Como usar?

Entenda quais botões do controle você deve usar:


Desenvolvimento

O projeto, que é pioneiro entre as TVs públicas do país, foi desenvolvido pelo Núcleo Transmídia da emissora, em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais e funcionará como um guarda-chuva para outras funcionalidades e aplicações que poderão ser amplificadas futuramente. 

O público já teve um contato inicial com o desenvolvimento das ferramentas tecnológicas do projeto durante o evento TV Digital: Experiências de Interatividade, realizado pela Rede Minas, que debateu a produção de conteúdos audiovisuais não-lineares e interativos. 

Para levar os recursos interativos ao ar, o Núcleo Transmídia utilizou a tecnologia Ginga, que está presente em aparelhos de TV que suportam o novo padrão do Sistema Brasileiro de TV Digital.





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plus e assine a newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários