#Política: O que esperar das novas configurações no cenário político de Belo Horizonte?

janeiro 02, 2017

Alexandre Kalil e o vice Paulo Lamac na cerimônia de posse da Prefeitura de BH. Foto: Adão de Souza / PBH / Reprodução. 

O ano de 2017 que se inicia é emblemático para Belo Horizonte. A capital mineira inicia um novo ciclo político com a posse de Alexandre Kalil (PHS), ex-dirigente do Atlético-MG, como prefeito. Em campanha, Kalil deixou claro que não tinha amarras com a “velha política” e, por isso, governaria com mais independência, sem pressão de empresários, nem de políticos de carreira. 

Isso ficou visível na cerimônia de posse. Havia dois grupos de vereadores de direita e um de esquerda pleiteando a presidência da Câmara Municipal. O de esquerda não conquistou o número de apoio necessário, infelizmente. Venceu um candidato de direita.

Veja também:
- Clique aqui e veja a lista de prefeitos eleitos em BH

Mesmo fazendo articulações para lançar um nome de apoio [de direita], Kalil foi enfático que não iria fazer do seu mandado um “balcão de troca” de cargos ou de posições no governo e puxou a orelha dos vereadores em seu discurso de posse.

Diminui de 22 para 13 secretarias de governo, mas olhou com desdém o aumento da passagem de ônibus e da remuneração do alto escalão da cidade e, dos próprios vereadores, decidido pela última legislatura aos 45 do segundo tempo.

Kalil, mesmo se afirmando independente, flerta com a esquerda quando tem o apoio do Governador Fernando Pimentel (PT), mas acena para a direita quando compõe um secretariado que tem mais afinidade ideológica com a direita. Sem contar que, em tempos de empoderamento social e pluralidade no serviço público, Kalil escolhe um secretariado de homens, de maioria branca e heteronormativa.

Vereadores

Nessa legislatura em especial, escolhi acompanhar de perto o trabalho de dois vereadores: uma de esquerda – que foi a vereadora Áurea Carolina (PSOL) na qual depositei meu voto nas urnas e que possui um plano de governo mais próximo daquilo que tenho afinidade; e outro de direita – o vereador Gabriel Azevedo (PHS), que foi coordenador da campanha de Kalil, já esteve no PSDB, foi secretário estadual e militava na Turma do Chapéu, braço político de Aécio Neves, quando o mesmo foi governador.

Mas, por qual motivo acompanhar dois vereadores com propostas tão distintas? Porque não vivemos em uma bolha. Tenho afinidade ideológica com a esquerda, mas preciso saber o que a direita propõe politicamente para a cidade, já que é maioria no legislativo municipal.


Por incrível que pareça, Áurea e Gabriel tem uma coisa em comum. Cada um ao seu modo querem propor transparência em seus respectivos mandatos, construindo políticas de forma coletiva com os seus eleitores, tanto na web, quanto em seus respectivos gabinetes. Até então isso nunca foi visto na Câmara Municipal. Pode ser algo que surpreenda a cidade e trazer um novo gás à política de BH. É esperar para ver. 





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plus e assine a newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários