Decoração de Natal da Praça da Liberdade incentiva a redução do consumo de energia

dezembro 12, 2016

Foto: Cemig / Reprodução. 

Mais de 350 mil luzes natalinas serão acesas na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, na noite desta segunda-feira (12/12). O destaque deste ano da tradicional decoração natalina feita pela Cemig será a utilização de micro lâmpadas de LED, que consomem 75% menos energia, em comparação com micro lâmpadas convencionais. 

Entre os enfeites que trarão a magia do Natal à praça estão uma árvore de 9 metros de altura, 24 estrelas cadentes, 22 arabescos e, claro, a casa do Papai Noel.

O entorno da Praça da Liberdade também estará iluminado. De acordo com o engenheiro da Cemig responsável pelo projeto Natal de Minas, Kelson Dias de Oliveira, seis prédios foram decorados. 

“As fachadas do Centro Cultural Banco do Brasil, Espaço do Conhecimento UFMG, Museu das Minas e do Metal, Memorial Minas Gerais, Biblioteca Pública e Palácio da Liberdade estarão em harmonia com a praça, o que vai encantar não apenas as crianças, mas toda a população”, destaca Oliveira.

O engenheiro ressalta que a Cemig buscou incentivar o uso de lâmpadas mais eficientes e que consomem menos energia elétrica. “Instalamos mil lâmpadas ‘strobo’ e 350 mil micro lâmpadas de LED, que consomem 25% da energia demandada por micro lâmpadas convencionais”, afirma.

A contagem regressiva para o acendimento das lâmpadas da Praça da Liberdade ocorre às 20 horas. A programação especial começa às 19h30,  com a apresentação do Coral da Gremig.

Inspiração popular

A Cemig, em parceria com o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha), inspirou-se na cultura popular para criar os enfeites da Praça da Liberdade. 

O tema deste ano é a Folia de Reis. “O caminho percorrido pelos Três Reis Magos será simbolizado na Alameda Travessia, onde todas as palmeiras estarão iluminadas por estrelas cadentes”, explica Kelson Dias.

Cidade iluminada

O projeto Natal de Minas não fica restrito à Praça da Liberdade e entorno. Em Belo Horizonte, a sede da Cemig e a Avenida Barbacena também recebem iluminação especial, bem como o Palácio das Mangabeiras, o Palácio da Justiça, o Ministério Público de Minas Gerais, o Tribunal Regional do Trabalho e o Palácio Tiradentes.

O público poderá conferir a decoração desses locais e da Praça da Liberdade até o dia 06 de janeiro de 2017.

Atrações culturais

Iepha-MG e Circuito Liberdade prepararam cerca de cem atrações para este final de ano, incluindo o Circuito de Presépios de Lapinhas e apresentações de corais e bandas no Coreto da Praça da Liberdade e nas escadarias dos espaços culturais. A programação completa está disponível em http://circuitoculturalliberdade.com.br 




Fonte: Agência Minas.




Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plus e assine a newsletter.







Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários