#CaféConvidado: Em tempos de crise, mercado eletrônico precisa surpreender na Black Friday

novembro 14, 2016



A Black Friday Brasil 2016 acontece no dia 25 de novembro com promessa de descontos nos mais diversos produtos, principalmente nas vendas online. Por isso, é muito importante fazer uma pesquisa de preços antes de sair comprando e não acreditar na primeira oferta que vê pela frente.

Na seção Café Convidado desta semana, o empreendedor Fabrizzio Topper faz uma avaliação de como será a campanha neste ano e afirma que o comércio eletrônico será muito mais fiscalizado para que não haja, como em anos anteriores, falsas promoções. Abaixo, confira o artigo completo:


Por Fabrizzio Topper*


O varejo eletrônico se prepara para a Black Friday 2016 que, neste ano, terá maior fiscalização da câmara e-net e demais organizações de consumidores. Mas qual deverá ser o pulo do gato dos varejistas? Preço imbatível e condições especiais já são premissas obrigatórias, então estruturar conteúdo especial para influenciar e auxiliar o comprador a se localizar em meio a tantas ofertas e categorias, certamente será um dos possíveis caminhos para estabelecer relevância para surpreender positivamente.

A Black Friday é um fenômeno fascinante do mercado em que uma promessa realmente atraente é feita ao consumidor não por um lojista, mas por todo o mercado, de tal forma que é quase irresistível ignorar esta oportunidade única. E num ano com uma ressaca de crise econômica (política ou não), que basicamente implora por uma salvação no fim do segundo tempo, coloca a Black Friday numa posição delicada onde todos estão com todo o estoque mais carregado e com os bolsos mais vazios do que desejavam e inclusive necessitavam.

Todos estarão dando o seu melhor para tirarem este último “coelho da cartola”, por esta razão que baixar preços, ampliar parcelas e fazer um discurso promocional pode, desta vez, ser mais do mesmo na hora de evitar desaparecer no imenso tsunami de ofertas que já está tomando forma.

Tudo indica que a venda nesta edição, para a maioria dos lojistas, não virá de novos consumidores tradicionais caçadores de ofertas, mas da própria base que se manteve um tanto tímida nos últimos meses a espera de uma boa notícia nos jornais ou a espera de uma oferta que justificasse o risco de gastar as suas valiosas economias. Ou seja, ofertas melhores para quem são seus melhores clientes primeiro, depois ofertas maciças para “lavar o mercado”.

Gosto de pensar que no final do dia somos pessoas lindando com pessoas e que um pouco de empatia e resiliência sempre são úteis para criar relacionamentos duradouros. Então, a pergunta é: o que gostaria que o estabelecimento que mais gosta fizesse ao criar oportunidades incríveis? Acredito que a resposta seja: não esquecer de você e da sua importância em momento algum.

Isso implica em enxergá-lo em meio a multidão e atendê-lo com prioridade, paciência e garantir que você possa aproveitar ao máximo qualquer oportunidade única que a loja possa estar oferecendo. E se falhar por alguma razão, assumir a dificuldade com transparência, demonstrando real interesse em recompensá-lo agora e na próxima oportunidade.

A oportunidade aqui não é apenas vender muito, tão pouco queimar os estoques, mas sobreviver à crise sustentando o valor construído junto a base de clientes, que neste momento está em sua maioria assustada, mas com um enorme desejo de consumo reprimido. Desejo boas vendas, bom senso e boas práticas, pois temos um ano inteiro pela frente depois e não podemos desperdiçar nenhuma chance de construir valor para garantir a tão necessária recompra nos meses vindouros.


______________________
*Perfil: Fabrizzio Topper é empreendedor, palestrante e professor, atual CEO da consultoria Topper Minds. Além disso, ele é expert em modelagem de negócios digitais e omnichannel e também atua como coordenador técnico na ComSchool.






» Para participar da seção Café Convidado, do blog Café com Notícias, basta enviar para o e-mail wander.veroni@gmail.com com um material de sua autoria. Pode ser uma reportagem (texto, áudio ou vídeo), artigo, crônica, fotografias, peças publicitárias, documentário, VT publicitário, spot, jingle, videocast ou podcast. Mas, atenção: pode participar estudantes de Comunicação Social (qualquer habilitação: jornalismo, publicidade, relações públicas, marketing, Rádio e TV, Cinema, Produção Editorial e Design Gráfico), profissionais recém-formados ou profissionais mais experientes de qualquer outra profissão. Participe e seja meu convidado para tomarmos um Café! OBSERVAÇÃO: Por ser editor responsável pelo Café com Notícias, o material enviado está sujeito a sofrer edição final para adequação da linha editorial abordada neste espaço.


  

Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.







Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários