Belo Horizonte recebe o 3° Festival Interamericano de Cinema Universitário

novembro 01, 2016



De 04 a 10 de novembro, o 3º Festival de Cinema Interamericano de Cinema Universitário – Lumiar realizará uma programação inteiramente gratuita em parceria com o Centro Universitário UNA, em Belo Horizonte, com mostras paralelas, oficinas, palestra, debate, sob o tema “Mulheres no Cinema”.

O evento será realizado no Cine Humberto Mauro (Palácio das Artes - Avenida Afonso Pena, 1.537, Centro), no Campus Liberdade do UNA (Rua da Bahia, 1764, Lourdes) e no auditório do Campus Liberdade II/ ICBEU (Rua da Bahia, 1723, Centro).

O Lumiar este ano aborda o tema “Mulheres no Cinema” com a ideia de discutir quais os espaços, preocupações e perspectivas das mulheres no universo cinematográfico. O Festival convida à reflexão e quer destacar a presença e relevância das mulheres que atuam nas mais diversas frentes, sejam elas de ordem acadêmica, técnica e artística.

“Vale destacar que dentro do curso de Cinema e Audiovisual do ICA/UNA, hoje contamos com 116 alunas, que estão em busca de conhecimento, reconhecimento e comprovando a pluralidade de possibilidades de atuação da mulher na área. O tema do festival este ano surgiu para nós de forma natural. É notória a presença de mulheres não só em quantidade, mas na dimensão de sua atuação no mercado: direção, roteiro, curadoria, gestão, produção, docência, dentre outras”, afirmam as coordenadoras e produtoras do Lumiar, Mariana Mól e Ursula Rösele.

O evento também tem por finalidade a aproximação do público com o cinema universitário. Somente este ano, 248 curtas-metragens, de diferentes países da América e regiões do Brasil, foram inscritos para a Mostra Competitiva Interamericana. Desses, 37 curtas, de sete países (Brasil, Argentina, Bolívia, Colômbia, Cuba, México e Estados Unidos), foram selecionados para a mostra, que anunciará os ganhadores no último dia de evento.

A programação do evento conta com uma retrospectiva dos cineastas paulistas Juliana Rojas e Marco Dutra (ambos formados na USP); duas mostras paralelas: Panorama UNA (somente produções de alunos do curso de Cinema da instituição) e duas sessões especiais compostas por uma seleção de filmes realizados na Escuela Internacional de Cine y TV (EICTV), de Cuba, em comemoração aos 30 anos da escola; além de debates, oficinas práticas e a presença de profissionais renomados da área.

De acordo com os organizadores, o Festival Interamericano de Cinema Universitário tem como objetivo reunir professores, estudantes e profissionais e todo o público interessado em cinema para que compartilhem suas experiências e vivências durante os sete dias de evento.


Serviço
3º FESTIVAL INTERAMERICANO DE CINEMA UNIVERSITÁRIO – LUMIAR
Dias: 04 a 10 de novembro
Local: Cine Humberto Mauro (Avenida Afonso Pena, 1.537, Centro), Campus Liberdade (Rua da Bahia, 1764, Lourdes) e no auditório do Campus Liberdade II / ICBEU (R. da Bahia, 1723 – Centro). Evento gratuito.





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plusassine a newsletter.







Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários