#Empoderamento: Canais no YouTube sobre cultura negra que você precisa ver e compartilhar

outubro 29, 2016

Foto: Bolsa de Mulher / Reprodução. 

Mesmo com a maioria da população negra, o Brasil não vê (ou vê pouco) essa representatividade na sociedade seja por meio da mídia, da publicidade, do esporte ou do mundo das artes. Mas, será porque isso ainda acontece em pleno século XXI? Racismo, preconceito ou segregação? O fato é que já avançamos muito na questão racial, mais ainda temos muitos outros passos importantes para dar.

Seja nas escolas mostrando a importância da cultura negra, dos heróis negros da nossa história que precisam de mais visibilidade ou ainda de mostrar para as crianças do quanto a escravidão no Brasil também foi subversiva e extremamente cruel a ponto dos negros se rebelarem e criarem os quilombos, entre outros tantos episódios que sequer ganham o espaço para o debate.

Pensando nisso, resolvi criar um post que mostrasse que a internet brasileira também já abriu espaço para que o negro tenha voz e empodere o outro negro que, muitas vezes, não se sente acolhido ou representado. A afirmação da sua negritude é um processo que pode ser dolorido para alguns por conta do racismo, mas pode ser também por amor, quando a família e a escola passam a discutir com mais naturalidade a questão de representatividade do negro na sociedade e na mídia.

A ideia deste post é listar alguns canais no YouTube sobre cultura negra que você precisa ver e compartilhar! Eles não são melhores, nem piores dos muitos outros que existem na internet. São apenas os canais que eu assisto de forma regular ou que descobri fazendo uma pesquisa rápida. Para alguns podem ser canais conhecidos, mas para outros podem ser uma nova porta para o autoconhecimento. Vamos aos canais no YouTube:

1) Tá bom pra você?: O ator Érico Bras e sua família resolveram criar um canal no YouTube que satiriza as peças publicitárias que não colocam pessoas negras como protagonistas. De forma bem humorada, os vídeos nos provocam sobre a questão da representatividade negra na mídia, sobretudo na publicidade.

2) Pretinho Mais que Básico: Marco Antônio Fera criou um programa no YouTube, por meio do seu canal, que discute negritude e qual é o papel do negro na sociedade, de uma forma muito bem humorada e condizente com os debates que ainda precisam ganhar mais voz na sociedade.

3) PHCortês - Herois Negros: O jovem PH Cortês, de 14 anos, criou um canal no YouTube para falar sobre os assuntos da sua idade e percebeu que sentia falta de dar visibilidade aos heróis e heroínas negros/negras da história do Brasil. Há quase dois anos, PH não só mostra que é possível resgatar essa história para o público jovem, como é necessário o negro se sentir representado não só na mídia, mas também na escola.

4) Papo de Preta: A Natália Romualdo e a Maristela Rosa criaram um canal para falar de protagonismo negro feminino sob os mais diversos pontos de vista, seja na moda, na cultura, na política, enfim, onde há espaço para que a questão étnica seja cada vez mais discutida para que não haja mais racismo, nem preconceito.

5) Preta Pariu: Sara Ollebar criou um canal para discutir assuntos diversos sobre o universo da mulher negra de forma direta e intimista, passando por questões que vão desde ao feminismo à questões que envolvam moda, relacionamento, família, filhos, sexo, racismo, entre outros assuntos.

» Conhece outros canais que fala sobre o empoderamento do negro? Então, deixe a sua dica via comentários no final deste post. E viva a cultura negra!!! Black is beautiful. :)




Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plusassine a newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários