#EscravaMãe: Novela da Record é inspirada no sucesso de “A Escrava Isaura”

junho 01, 2016

Foto: Rede Record / Reprodução. 

Por Joney Fonseca* 

Ao escrever “A Escrava Isaura” em 1875, o escritor brasileiro Bernardo Guimarães jamais poderia imaginar que futuramente, mais precisamente 141 anos depois, sua obra teria um desdobramento, uma sequência, enfim que uma continuidade seria criada. Trata-se da telenovela “Escrava Mãe”, que estreou nesta terça-feira (31/05), às 19h30, pela Rede Record.

O elenco conta com atrizes e atores renomados e de grande talento, tais como Thaís Fersoza, Zezé Motta, Bete Coelho, Luiza Tomé, Antônio Petrin, Roberta Gualda, Jussara Freire, Jayme Periard dentre outros e também traz novas aquisições como o ator português Pedro Carvalho que viverá o misterioso Miguel Sales.

A trama contará a história de Juliana, mãe de Isaura, personagem apenas mencionada na obra de Bernardo Guimarães. Para isso, no primeiro capítulo, fortes cenas de brutalidade dos homens brancos escravizando africanos foram remontadas para buscar a origem dos pais da protagonista.

A fotografia está impecável com destaque para a cena do nascimento de Juliana à beira de um rio, com uma luz dramática do entardecer e ao som da famosa e tão sonora “Retirantes” de Dorival Caymmi, música que foi tema de abertura da novela “Escrava Isaura” em 1976 exibida pela Rede Globo.

Por falar em trilha sonora, “Escrava Mãe” já na sua estreia nos brindou com músicas conhecidas do público dentre elas “Como vai você?” originalmente gravada por Antônio Marcos e agora regravada nas vozes de Bruno e Marrone. Já a maravilhosa abertura, expressiva e poética, ficou por conta da canção “Anos Solidões” do cantor, pianista e compositor Lulli Chiaro.
Foto: Rede Record / Reprodução. 

O figurino apesar de remontar bem a época em que se passa a trama, século XVIII, peca pela falta de acuidade na caracterização. Brancos e escravos, no primeiro capítulo, trajavam roupas que não traziam a ideia de “usadas” ou “sujas”. 

Apesar de não ser um historiador ou pesquisador, acredito que mesmo os afortunados da época não tinham muitas peças de roupas e que, também, essas roupas não eram tão lavadas para evitar o desgaste dos tecidos. Escravas e escravos então não estariam com roupas tão alvas e bem passadas.

Aposto no trabalho da atriz Thaís Fersoza que certamente roubará cenas por sua impecável atuação já no primeiro capítulo, ao dar vida à personagem vilã Maria Isabel de Avelar, sinhazinha rica da casa onde a escrava Juliana foi criada.

"Escrava Mãe" é de autoria de Gustavo Reiz e direção de Ivan Zettel. 


#Curiosidade: A novela foi produzido pela produtora Casa Blanca, nos estúdios do Polo Cinematográfico de Paulínia, no interior de São Paulo, e na Fazenda Santa Gertrudes, onde também foi filmado o remake de "A Escrava Isaura", em 2004. Trata-se da primeira novela da nova fase da teledramaturgia da Record feita no formato de parceria e não gravada no RecNov, no Rio de Janeiro. Todos os capítulos do folhetim já foram gravados. "Escrava Mãe" obteve 13,5 pontos de audiência da estreia, uma marca considerada excelente pela própria emissora.


__________________________________
Perfil: Joney Fonseca é jornalista, ator e funcionário público estadual há mais de 20 anos.




Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plus e assine a newsletter.







Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários