Caso Ana Hickmann e os riscos da superexposição nas redes sociais

maio 24, 2016

Foto: Instagram / Reprodução. 

Na tarde do último sábado (21/05), a ex-modelo, empresária e apresentadora Ana Hickmann, da Rede Record, sofreu uma tentativa de homicídio em um hotel de luxo da zona sul de Belo Horizonte (MG). Rodrigo Augusto de Pádua, de 30 anos, invadiu o quarto onde ela estava hospedada e tinha intenção de atirar na apresentadora. Ele se dizia fã de Hickmann e foi morto pelo cunhado da artista com dois tiros na nuca, após luta corporal em legítima defesa.

De acordo com a Polícia Militar, o atirador estava no corredor do 9º andar do hotel, abordou o cunhado de Ana Hickmann, Gustavo Correa, e o levou até o quarto. O suposto fã fez a apresentadora, o cunhado e esposa dele de reféns e obrigou os três a se sentarem de costas para ele. Sob tensão, Gustavo levantou-se e foi em direção ao criminoso que efetuou dois disparos em Ana Hickmann, mas os tiros feriram a cunhada e assessora de imprensa da apresentadora, Giovana Alves de Oliveira.

Vários programas de TV exploraram a exaustão o acontecido com Ana Hickmann. No próprio sábado (21/05), o telejornal policial Cidade Alerta, da Record, e Brasil Urgente, da Band, deram ampla cobertura para esta tragédia, que é a primeira desse tipo no país envolvendo um suposto fã e um ídolo. Na Globo, apenas o jornal local MGTV divulgou a notícia. Muito criticado nas redes sociais, o Jornal Nacional, da TV Globo, omitiu o fato. A notícia só apareceu no noticiário da Globo no dia seguinte, no Fantástico.

No domingo (22/05), os programas de auditório do SBT e Record deram espaço para a repercussão das últimas informações sobre o caso Ana Hickmann. Com informações ainda truncadas, à tarde já se sabia que o cabeleireiro contratado pela equipe de Ana em BH teria gravado o áudio de boa parte da tragédia por pensar que era apenas uma discussão. Quando ele percebeu que o ocorrido estava ficando tenso, teria chamado a segurança do hotel. Disso tudo, um fato curioso é que a apresentadora não estava com a sua própria equipe de segurança. O que será que ocorreu?

Ainda na segunda-feira (23/05), a Globo já passou a repercutir o caso com matérias em seus telejornais nacionais e local. Durante todo o dia, a Record reprisou a entrevista que Ana Hickmann deu com exclusividade ao Domingo Espetacular. Na RedeTV!, Sônia Abrão também repercutiu o fato e trouxe uma maquete para simular como todo caso teria ocorrido no hotel. 

Mesmo explorado a exaustão por vários veículos de comunicação, o caso Ana Hickmann chama a atenção pelo fato do suposto fã ser um hater assumido da apresentadora e ter planejado toda ação. Pádua tinha uma paixão platônica por Ana Hickmann e teria escrito nas suas redes sociais o quanto desejava sexualmente a apresentadora que não o correspondia com o mesmo entusiasmo.

O fato é que esse caso nos traz um debate importante nos dias de hoje: até que ponto é interessante revelar todos os detalhes da nossa vida íntima nas redes sociais? Será que toda esta exposição deveria ser repensada? O suposto fã conseguiu saber da rotina de Ana Hickmann pelas postagens que ela tinha feito nas redes sociais. A cada novo post ele foi juntando as informações. Até que ponto é válido nos expormos nas redes sociais?





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plus e assine a newsletter.







Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários