#MedalhaDaInconfidência: Mujica é homenageado em MG e fala sobre Democracia na América Latina

abril 21, 2016

Foto: Veronica Manevy / Imprensa MG / Reprodução. 

Tradicional evento do Governo de Minas Gerais no feriado de Tiradentes, a Medalha da Inconfidência, em Ouro Preto, homenageou, na manhã desta quinta-feira (21/04), o ex-presidente do Uruguai e senador, José Pepe Mujica. Em um discurso bastante reflexivo, Mujica ressaltou a importância do “fortalecimento da democracia e da participação dos jovens no desenvolvimento da política para lutarmos por um mundo melhor”.

Além disso, Mujica saiu em defesa do protagonismo do Brasil na América Latina e da união dos países da região que, segundo ele, “tem problemas e sonhos em comum”. “O Brasil é muito grande, muito forte, mas tem muitas feridas. Há que se defendê-lo, mas há que se entender que já não estamos no século passado e o desafio é outro. Estão construindo unidades mundiais de caráter gigantesco, como a comunidade econômica europeia, e, se os latino-americanos não conseguirem uma voz comum no arranjo internacional, não seremos nada”, ponderou.

Na solenidade, Pimentel aproveitou o seu discurso para defender a presidenta da República, Dilma Roussef, que teve o processo de impeachment iniciado de forma ilegítima, no último domingo (17/04). O governador mineiro, que também quase passou por impedimento, destacou que "novo nome da liberdade é a defesa da democracia, dos valores republicanos, do respeito à vontade soberana do povo, expressa pelo voto livre, secreto e universal, expresso pelo voto popular”.

“Nós superamos outras crises. Soubemos sair das trevas autoritárias da ditadura, conquistar a anistia e depois as eleições diretas. Conseguimos estabilizar a economia e, em seguida, promover crescimento, com distribuição de renda e inclusão social. Reduzimos a desigualdade, garantimos a independência dos Poderes. Mas tudo isso dentro da regra democrática, com alternância política e com total respeito à Constituição. Ninguém tem o direito de interromper essa caminhada e tampouco desviar o seu rumo”, disse Pimentel.
Foto: Veronica Manevy / Imprensa MG / Reprodução. 

O evento, que está na sua 65ª edição, transfere no dia 21 de abril, simbolicamente, para Ouro Preto, o título de capital de Minas Gerais, lembrando-se da luta do alferes Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, que liderou um movimento que disse não a exploração de Portugal, no final do século XVIII. Criada em 1952 pelo governador Juscelino Kubitschek, a Medalha da Inconfidência possui quatro designações: Grande Colar, Grande Medalha, Medalha de Honra e Medalha da Inconfidência.

A Medalha da Inconfidência foi concedida a 63 personalidades de diversas áreas de atuação, como as artes, no caso do artista e educador social Flávio Renegado. Já a Medalha de Honra agraciou 54 pessoas de diversas áreas. O biólogo Thomaz Pinotti recebeu a Grande Medalha, concedida in memoriam a seu pai, o engenheiro e pesquisador Marcos Pinotti, falecido em janeiro deste ano. Coordenador do Laboratório de Bioengenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Pinotti foi o professor da universidade com o maior número de patentes registradas, o que lhe rendeu o apelido de “Dr. Patente”.





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.



  



Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários