Inscrições abertas para a 4ª edição da Mostra Benjamin de Oliveira

março 14, 2016



Estão abertas, até o dia 27 de março, as inscrições nacionais para a 4ª edição da Mostra Benjamin de Oliveira. Com a proposta de valorizar a cultura afro-brasileira, por meio de chamamento público, a Cia Burlantins, idealizadora da mostra, receberá propostas de espetáculos nas áreas de circo, dança, teatro e perfomance, que tenham elencos formados predominantemente por artistas negros. Os interessados devem acessar o formulário disponível no site oficial e preencher as informações solicitadas – para se inscreverem, é desejável que os grupos e artistas forneçam um registro em vídeo do trabalho.

Uma curadoria especializada irá escolher os trabalhos que receberão um cachê no valor de 4 mil reais e auxílio logístico e técnico. Os selecionados irão compor a grade de programação ao lado de espetáculos e artistas convidados. A quarta edição da Mostra Benjamin de Oliveira será realizada de 01 a 12 de junho, em Belo Horizonte.

Criada em 2013, a Mostra Benjamin de Oliveira já revela no nome o seu eixo temático: Benjamin de Oliveira, patrono da Burlantins desde a fundação do grupo, nasceu em 1870 e foi o primeiro palhaço negro do Brasil. É considerado o criador do circo-teatro brasileiro, gênero que levava para as ruas paródias de operetas, contos de fadas teatralizados e grandes clássicos da literatura. Nos entreatos, cantava lundus, chulas e modinhas em companhia de seu violão. Ao escolher o nome daquele que era conhecido como “Rei dos Palhaços”, a companhia reitera seu desejo de valorizar a riqueza cultural dos negros brasileiros.

Representatividade

Apresentando em suas duas primeiras edições trabalhos selecionados de Minas Gerais, a partir de sua terceira edição, a Mostra passou a nacionalizar a busca por novos espetáculos de artes cênicas protagonizados por artistas negros. Por meio de chamamento público, em 2015 foram recebidos 153 trabalhos vindos de mais de 50 cidades de 16 estados brasileiros – um universo rico de propostas, histórias e linguagens que ainda encontram pouco espaço nos palcos.
Foto: Dança Sagrado Feminino / Reprodução. 

Em um ano em que a ausência de artistas negros entre os indicados ao prêmio da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos levantou um importante debate sobre a representação negra nas telas, a quarta edição da Mostra Benjamin buscará fomentar uma discussão sobre os negros e negras nas cenas brasileiras.

Na ausência de um levantamento específico sobre atores e atrizes negros nos palcos, chama a atenção o infográfico “A Raça e o Gênero nas Novelas dos Últimos 20 Anos” desenvolvido pelo Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa (Gemaa) da UERJ: de 101 novelas produzidas pela Rede Globo entre 1995-2014 apenas apenas 10% dos personagens são representados por artistas pretos ou pardos; apenas 4% foram protagonizadas por mulheres não-brancas e 1% por homens não-brancos.





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.






  

Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários