#EntrevisteUmNegro: Projeto quer incentivar abrir espaço para personagens negros na mídia

março 14, 2016



Inspirada na proposta do #EntrevisteUmaMulher, da Think Olga, a jornalista Helaine Martins criou o projeto #EntrevisteUmNegro. Trata-se de um banco de fontes colaborativo que busca aproximar mulheres e homens negros, especialistas nas mais diversas áreas ou que têm experiências para contar, a jornalistas e produtores de conteúdo que procuram fontes especializadas, seja para pautas com recorte étnico racial ou não.

O objetivo é propor uma ferramenta na luta por um jornalismo mais plural e que busque um equilíbrio em seus pontos de vista e que reconheça seu compromisso de abrir espaço para a pluralidade na construção noticiosa, não mais dentro dos padrões racistas e estereotipados que há anos ocupamos involuntariamente, mas como fontes jornalísticas, protagonizando nossas histórias e lutas, compartilhando ideias e opiniões sobre os mais diversos assuntos.

Em um país com 53% da população autodeclarada parda e negra, é de se estranhar que apenas 23% dos jornalistas brasileiros sejam negros. Segundo a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), essa é uma das profissões com a menor proporção de negros no país. E se a pluralidade não começa dentro do processo jornalístico não há como encontrá-la no produto final.

Como participar?

O funcionamento é básico. Se você é jornalista, é só acessar o banco de fontes e procurar pelo profissional que melhor se encaixa na sua pauta a partir das palavras-chaves e entrar em contato diretamente com ele por meio deste link:  http://bit.ly/1PPkcAt

Se você quer ser fonte ou indicar uma, é só mandar para e-mail entrevisteumnegro@gmail.com o nome, uma mini biografia, as áreas de expertise (os assuntos que você pode abordar numa entrevista em formato de palavra-chave), contato (site, portfólio, telefone e/ou e-mail), e cidade onde a entrevista será realizada, caso seja feita pessoalmente. Ou, ainda, se cadastrar pela fanpage: https://www.facebook.com/entrevisteumnegro




______________________________________________
Fonte: Texto adaptado do site Mundo Negro.





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.








Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários