#CaféMusical: The Weeknd é inovador, mas bebe da mesma fonte de Michael Jackson

março 25, 2016



Preciso confessar algo logo no início deste texto: quando escutei os primeiros minutos do hit “Can’t Feel My Face”, pensei que era alguma música de Michael Jackson que ainda não tinha sido mostrada ao público. Porém, mesmo com a semelhança sonora – não só da batida, mas principalmente da voz, percebi nas entrelinhas que se tratava de um novo artista, o rapper canadense The Weeknd.

Abel Makkonen Tesfaye – cujo pseudônimo é The Weeknd, nasceu em Ontário, no Canadá. De descendência etíope, Tesfaye se destaca pelo cabelo dreadlock preso de uma maneira muito original – diga-se de passagem, além da qualidade vocal, com notas altas, misturando o pop e o R&B. Antes de estourar nas paradas de sucesso em todo o mundo, ele já trabalhava como produtor musical e cantor, estrelando parcerias musicais com rappers canadenses e norte americanos. Para quem não sabe, é dele as músicas, "Earned It" e "Where You Belong", que fazem parte da trilha sonora do filme "50 tons de cinza".

Mas, o que me chamou a atenção em The Weeknd foi os seus clipes que o levaram para o estrelato internacional. Assim como Michael Jackson, Tesfaye quis contar uma história, mostrando que o mundo das celebridades pode ser glamoroso, mas também obscuro. O nome do álbum dele já diz isso: "Beauty Behind The Madness" (ou em tradução livre "beleza por trás da loucura"). A capa do trabalho é o rosto dele rasgado e as músicas têm várias mensagens subliminares que tem despertado a curiosidade do público e da imprensa.

Em três clipes, ele resolveu lançar quatro músicas e uma única história. É preciso assistir os vídeos para entender o quebra-cabeça, uma vez que as músicas não foram lançadas com a sequência que daria a entender o fechamento da mensagem que ele quis mostrar. Então, vamos aos clipes! No vídeo de "Can't Feel My Face", The Weeknd canta para uma plateia apática até que um senhor misterioso o ateia fogo. Daí, ele começa “incendiar” as pessoas e a fazer sucesso.

Na internet, há relatos que analisam o vídeo "Can't Feel My Face" como um possível pacto com forças ocultas para que ele consiga chegar ao estrelato. Uma vez que o mesmo homem misterioso que aparece no clipe, se torna um personagem recorrente em “Tell Your Friends” e “The Hills”. The Weeknd tem uma característica muita própria: não só nos clipes, mas em todo seu álbum, flerta com o lado sombrio, com letras fortes e densas. Há ainda uma outra interpretação de "Can't Feel My Face", pelo fato dos usuários de cocaína não conseguirem sentir mais o rosto por conta da sensação de queimação da substância química. Assista o vídeo:


No próximo clipe, “Tell Your Friends”, The Weeknd enterra The Weeknd, algo sombrio, mas repleto de significados. Tesfaye precisou se enterrar ou enterrar o seu passado para que possa fazer sucesso (ou permanecer no estrelato). De acordo com o jornal O Globo, "reza a lenda que ele formava uma dupla com o produtor musical canadense Jeremy Rose intitulada The Weekend. Quando o duo se desfez, Tesfaye mutilou o "e" e seguiu em frente como The Weeknd".

Outro ponto sombrio do clipe é o assassinato do senhor misterioso (que muitos internautas creditam ser o Diabo), que desta vez aparece querendo lhe cobrar algo, mas não consegue. O clipe termina com The Weeknd lançando outra música, “Real Life”, enquanto da a entender que ele dirige o carro. É interessante observar que o artista está com a mesma roupa do outro clipe, o que leva a entender que estamos diante de uma sequencia, não só pela história. Confira:


Lembra que The Weeknd estava dirigindo? Então, este clipe já começa ainda mais sombrio com o artista envolvido em um acidente de carro em uma rua que lembra Beverly Hills, bairro nobre de Hollywood, nos Estados Unidos, onde vivem as celebridades e os milionários. Tesfaye aparece andando pela rua, enquanto duas moças que estavam no carro com ele parecem estar bem revoltadas. De repente, o carro explode, mas ele continue firme com o objetivo de ir para uma determinada casa na rua. Até que, ao chegar ao endereço, aquele mesmo senhor misterioso (diabo?), vem lhe cobrar “o preço da fama”. Assista:


Então, depois de ver os clipes vamos a algumas curiosidades:

# O clipe da música “The Hills” foi lançado primeiro no canal Vevo do YouTube do artista. Em seguida, vieram "Can't Feel My Face" e “Tell Your Friends”. Depois de muito assistir os vídeos, acredito que o artista fez este embaralhamento na história de propósito para que o público tentasse decifrar o “quebra-cabeça”. Algo muito inteligente, principalmente para um artista que está no início.

# É inegável afirmar que The Weeknd bebe da mesma fonte artística de Michael Jackson. O álbum dele tem uma vibe meio anos 80, início dos anos 90, mas com uma pegada muito contemporânea. Fora que o artista tem o mesmo rigor que MJ na hora de construir os seus clipes. Ele sempre tem uma história para contar!

# Alguns internautas acusaram The Weeknd de promover o satanismo, principalmente por colocar elementos bíblicos pesados como o fogo. Mas, creio que a intensão do artista é mostrar o quanto a indústria da fama é capaz de fazer com um artista. Será que vale a pena mesmo “vender a alma” em nome da fama? É uma crítica necessária e super atual. Muita gente quer fazer sucesso pelo sucesso.

# Em entrevista a Revista Rollingstones, The Weeknd falou da vontade que ele tinha de despertar curiosidade no público, mostrando que é possível ainda existir um frescor musical na indústria fonográfica. O artista revela também a importância da amizade com o rapper Drake, que o ajudou muito no início da carreira, com várias parcerias musicais.

# É claro que The Weeknd tem outros clipes lançados? No canal XoXoXo, o artista tem clipes antigos, por exemplo, além de músicas experimentais. Acho isso muito inovador. Um dos destaques é o vídeo remix da música “The Hills”, feito em realidade aumentada. Com o cursor no vídeo, você movimenta para ver os cenários. Primeira vez que vejo isso em um clipe pop/rap/R&B!

# E você, já conhece o The Weeknd? Compartilhe as suas impressões nos comentários deste post.





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.









Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários