#FicaADica: Oito lições de jornalismo investigativo no filme “Spotlight”

fevereiro 29, 2016



“Spotlight - Segredos Revelados” é, sem dúvidas, um dos mais convincentes e perspicazes filmes de jornalismo investigativo desde “Todos os Homens do Presidente”, o clássico de 1975 sobre o caso Watergate. Já viu? Então, assista o trailer do filme:


“Spotlight” é um excelente roteiro que leva os espectadores para dentro da equipe de investigação Spotlight, do jornal The Boston Globe, enquanto os jornalistas mergulham em um dos crimes mais notórios de nosso tempo - a tolerância sistemática e o acobertamento de milhares de casos de pedofilia pela Igreja Católica.

Em uma época em que o jornalismo investigativo está sob fogo cruzado em todo o mundo, aqui vai um tutorial em profundidade, sobre o porquê do jornalismo investigativo ser tão importante para a Democracia.

Por seu trabalho obstinado, o time do Jornal The Boston Globe ganhou um Prêmio Pulitzer de Serviço Público, em 2003. E agora, 12 anos depois, o filme está ganhando críticas elogiosas e ganhou o #Oscars2016 de "Melhor Filme".

As cenas do filme serão familiares para jornalistas do mundo todo que já investigaram pistas deixadas por dinheiro, por pessoas ou por corporações. Aqui seguem oito lições de jornalismo investigativo no filme “Spotlight” e que dão ao público uma necessária visão dos bastidores do ofício do jornalismo investigativo. Acompanhe:




» Caso não consiga ver a lista, clique aqui.





___________________________________________
Por David E. Kaplan, extraído do site da Abraji.






Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.









Jornalista


MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários