#Blaxploitation: Mostra reúne filmes que abordam a cultura negra nos anos 1970

fevereiro 14, 2016



Até o dia 22 de fevereiro, o Cine Humberto Mauro, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte (MG), exibe a Mostra “Universo pulsante do Blaxploitation”, que reúne a exibição de filmes que abordam a cultura negra nos Estados Unidos na década de 1970. A entrada é gratuita. Para conferir a programação completa dos filmes, clique aqui.

O Blaxploitation ou Blacksploitation foi um movimento cinematográfico norte-americano que surgiu no início da década de 1970, com o intuito de valorizar a cultura afro-americana e, ao mesmo, tempo provocar por meio do humor e da sátira o preconceito racial que ainda se faz presente em muitos setores da sociedade. A palavra é uma derivação de black ("negro") e explotaition ("exploração").

Trata-se de um gênero composto de filmes que tiram os negros dos papéis coadjuvantes serviçais e idealizam a figura do herói. Produções como Sweet Sweetback’s Badaaass Song, pioneiro do gênero, Shaft, Cleopatra Jones e Foxy Brown influenciaram diversos cineastas como Martin Scorsese e Quentin Tarantino, diretor de Jackie Brown, também presente na mostra.

Com produções em sua maioria protagonizadas e dirigidas por artistas negros, o Blaxploitation contribuiu para reinventar o espaço do negro no cinema e refletiu a luta pelos direitos civis, a criatividade daquela juventude, a rebeldia violenta dos “Panteras Negras” e a popularidade do “Movimento Black Power”. O gênero foi um marco para o protagonismo negro no cinema norte-americano, consagrando nomes como Pam Grier, Tamara Dobson, Richard Roundtree, Jim Brown e Gordon Parks. Para ver a sinopse dos filmes que serão exibidos na mostra, clique aqui.

As trilhas sonoras são destaque, compostas por músicos, arranjadores e produtores musicais consagrados da cena negra norte americana, como Curtis Mayfield, Isaac Hayes, James Brown, Quincy Jones, Barry White, Marvin Gaye, Willie Hutch. O documentário Wattstax, que também será exibido na mostra, contextualiza a efervescência do período ao abordar o famoso festival de música realizado em Wattz, Los Angeles, considerado o Woodstock da música negra.






Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.









Jornalista



MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários