Prisão dos administradores do Mega Filmes não põe fim à pirataria na web

novembro 18, 2015

Foto: Tecmundo / Reprodução. 


Quem nunca assistiu a um episódio de série ou um filme online e gratuito na internet que atire a primeira pedra? Todo mundo sabe que pirataria é crime, mas a questão é que o acesso a filmes e séries pela internet sempre foi um assunto colocado como tabu. Não são todos os internautas que tem dinheiro ou paciência para pagar por uma “locação online”.

Apesar de concordar que é necessário criar mecanismos para que haja uma maior inclusão do acesso a estes produtos e que sistemas como Netflix e – mais recentemente como a Google Play tem feito por livros e filmes, são um avanço importante para que a distribuição de conteúdo seja realizada de forma legal, ainda há pessoas que preferem assistir um episódio pirata.

E preferem assistir não só porque é “de graça”, mas porque existem grupos na internet que legendam um episódio em poucas horas da transmissão original de uma série americana, por exemplo. E muitos desses grupos fazem isso pelo amor à série ou ao filme. Este texto não é uma apologia a pirataria. Mas é impossível negar que esta cultura do online e gratuito ajudou a termos um mercado aquecido com vídeos on demand.
Print da home do site "Mega Filmes". Foto: Reprodução. 

Sejamos sinceros: a prisão do grupo responsável pela gestão do site Mega Filmes vai colocar um fim na pirataria. Não vai. Pode ser um passo para que a Lei de Direitos Autorais se fortaleça no Brasil, mas para os internautas que assistem séries e filmes – e que legendam estes episódios por conta própria ou que esperam algumas horas para poder assistir algo que a TV brasileira por algum motivo não oferta, não faz a menor diferença.

Haverá sempre outro site ou um outro grupo que vai recorrer ao mesmo trabalho. Chega de hipocrisia. Mais da metade da internet brasileira está de luto pelo fim do Mega Filmes. Se você não está é porque não liga a mínima para o universo das séries e dos filmes onlines gratuitos. Cada um com o seu cada qual.

Em tempo

A Polícia Federal realizou nesta quarta-feira (18/11), a operação Barba Negra, que desbaratou o grupo que administrava o site Mega Filmes HD, famoso por disponibilizar um grande acervo de filmes e seriados online para o público de forma irregular, gratuita e com alta captação orçamentária via anúncios. Segundo a PF, o site era o maior da América Latina na distribuição deste tipo de conteúdo. Para ver a reportagem completa, clique aqui.





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.









Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários