#CaféLiterário: Fred furtado lança o livro “Andarilhos” para deficientes visuais em BH

outubro 05, 2015



Nesta quinta-feira (08/10), às 10h30, o escritor Fred Furtado apresenta o livro “Andarilhos – contos crônicos de um louco errante” no Instituto São Rafael, instituição educativa para deficientes visuais, localizado no Barro Preto, em Belo Horizonte.

E, fugindo do lugar comum dos audiolivros, o lançamento será feito através da leitura pelo próprio autor com intervenção sensorial realizada pelo Projeto Livre, da Maré Áudio Criativo. À medida que algumas das estórias são contadas, o público poderá ouvir, sentir cheiros e experimentar sabores complementares ao texto.

A iniciativa é uma forma de fomentar a experiência cultural para deficientes visuais. Atualmente, o cenário de acessibilidade no país é tão precário que conseguir uma vida independente e com liberdade toma praticamente todo o tempo dos deficientes.

Isso quando não os isola da convivência da cidade, dependendo de cada caso. A proposta da Maré, através do Projeto Livre, é portanto destacar a importância da cultura acessível e inclusiva como forma de alavancar as políticas públicas e a consciência cidadã no cotidiano da cidade.

O livro “Andarilhos - contos crônicos de um louco errante” é a compilação das crônicas e contos publicados por Fred Furtado no portal Barbacena Online, entre 2004 e 2014, anonimamente. Narra suas andanças pelo mundo, reunindo as experiências e a relação do autor com cada lugar onde esteve.

O autor

Fred Furtado é mineiro e presidente da Fundação Municipal de Cultura de Barbacena,  desde janeiro de 2013. Frederico é fundador e diretor do Coletivo 77 (Ponto Fora do Eixo), grupo artístico que trabalha na criação audiovisual e cultural. O produtor participou na produção e veiculação de vídeos na TV BRASIL, no programa Outro Olhar, além de ter realizado 12 festivais independentes de Barbacena.

Ele esteve envolvido na produção de projetos culturais como Conexão VIVO Nacional, Natura Musical e MIMO Ouro Preto. Em 2010, foi membro da agência de cobertura compartilhada do Fórum Social Mundial, representando o Ponto de Cultura Fábrica do Futuro e o Coletivo77 de audiovisual. Já realizou mais de 5 filmes, e está lançando em Setembro 2015 seu segundo livro.






Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.









Jornalista




MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários