#Signal: Facebook cria ferramenta voltada para jornalistas

setembro 20, 2015



De olho na possibilidade de explorar os assuntos do momento que ganham destaque no Facebook e no Instagram, a rede social de Mark Zuckerberg lançou, nesta quinta-feira (17/06), o #Signal – serviço voltado para jornalistas que precisam monitorar as postagens em tempo real, como se estivesse na linha do tempo do Twitter. Por ora, a ferramenta está disponível apenas nos Estados Unidos e ainda não há previsão de lançamento no Brasil.

De acordo com os organizadores, o Signal funciona da seguinte maneira: pode monitorar quais tópicos são tendências e, em seguida, exibir rapidamente o conteúdo relacionado em ordem-cronológica para conseguir um contexto mais profundo sobre aquelas tendências. Ou seja, a funcionalidade de pesquisa facilita, mostrando conteúdo diretamente relacionado com uma história ou tópico.

Com isso, os jornalistas podem facilmente incorporar qualquer conteúdo do Facebook ou do Instagram: basta selecionar e copiar o código de incorporação. Para funcionar, a ferramenta aproveita as próprias APIs de soluções de mídia do Facebook, bem como APIs de terceiros, incluindo CrowdTangle e Storyful para reunir todo o conteúdo baseado no feed das postagens.
Signal consegue filtrar as postagens no Facebook e no Instagram por relevância de conteúdo em tempo real. Foto: Reprodução.

De acordo com os organizadores da nova ferramenta, o Signal destina-se a jornalistas que usam a rede social como parte dos seus esforços de reportagem. "Ouvimos dos próprios jornalistas que eles querem uma maneira fácil de tornar o Facebook uma parte mais importante do processo de 'newsgathering' com a habilidade de acompanhar tendências, fotos, vídeos e posts no Facebook e no Instagram", explicou Andy Mitchell, diretor de mídia do Facebook.

Pesquisa

De acordo com uma pesquisa de Pew Research Center, o consumo de notícias está crescendo muito nas redes sociais. Facebook e Twitter estão empatados nesse quesito, com 63% de seus usuários afirmando que os posts nas redes sociais são boas fontes para se manterem informados. Mas há uma diferença significativa quanto ao consumo de notícias em tempo real: o Twitter tem 59% dos entrevistados da pesquisa como plataforma predileta para este fim, contra 31% do Facebook.






Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.



  





Jornalista


MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários