9ª Primavera dos Museus em MG valoriza a cultura indígena

setembro 20, 2015



De 24 a 30 de setembro, os museus mineiros vinculados à Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais (SEC-MG) participam da 9ª Primavera dos Museus, evento organizado anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). O tema deste ano é a cultura indígena brasileira. Seminários, exposições, oficinas, espetáculos, mesas-redondas, visitas mediadas e exibições de filmes são algumas das ações programadas pelos espaços.

Segundo o IBRAM, o tema desta edição nos instiga a uma reflexão sobre a diversidade sociocultural dos mais de 200 povos indígenas que vivem em nosso país, constituindo-se como um dos maiores patrimônios existentes no território nacional.  A proposta é que os museus sejam, como definiram os Ticuna, “um lugar para guardar nosso futuro, para colorir o pensamento, para segurar as coisas do mundo".

Entre os eventos programados, merece destaque a atividade do Museu Mineiro, que receberá indígenas da Aldeia Geru Tucunã Pataxó de Açucena de Minas Gerais, com seu líder Cacique Baiara. Outros convidados como os pesquisadores Célia Xakriabá, Mario Geraldo Fonseca, Pedro Portella e Ramiro Queiroz comporão uma grande roda de conversa, com o objetivo de abordar a temática indígena, processos educativos e a construção da memória.

A 9ª Primavera dos Museus conta com a participação 809 instituições de diversas cidades de todas as regiões do País, que promoverão 2.400 atividades em torno do tema Museus e Memórias Indígenas. De acordo com o IBRAM, a diversidade sociocultural dos mais de 200 povos indígenas que vivem em nosso país, constitui-se como um dos maiores patrimônios existentes no território nacional. Para ver a programação completa dos museus mineiros, clique aqui.

Circuito

O Circuito Cultural Praça da Liberdade também vai integrar a programação da 9ª Primavera dos Museus. Ao todo, serão realizados mais de 2.400 eventos em todo o país, em cerca de 800 instituições diferentes, voltados para o tema Museus e Memórias Indígenas.

Em Belo Horizonte, o MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal e o Museu Mineiro se reuniram para uma programação conjunta. A mostra de cinema indígena será exibida nos dois espaços, com sessões comentadas. Também serão realizadas exposições, debates e oficinas. No Memorial Minas Gerais Vale, todo o mês de setembro está sendo dedicado à Primavera dos Museus 2015.

Além da mostra que reúne quatro vídeos da série "Indíos no Brasil", o público pode visitar a exposição Indianologia que, em parceria com o Arquivo Público Municipal, revela o acervo do professor Nelson Coelho de Senna. Ações educativas e visitas mediadas completam a programação. A entrada para todas as atividades dos espaços é gratuita.





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.








Jornalista


MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários