#FIFBH2015: Festival Internacional de Fotografia de BH

setembro 23, 2015



Entre os dias 1º e 9 de outubro, a 2ª edição do Festival Internacional de Fotografia de Belo Horizonte transformará a capital mineira em um ponto de encontro para discussão e reflexão sobre a imagem fotográfica no Brasil e no mundo. A programação do #FIFBH2015 inclui a exposição internacional “Mundo, Imagem, Mundo” – que ocupa três espaços da cidade entre os dias 1º de outubro e 29 de novembro –, palestras, painéis de discussão, conversas com artistas, lançamento de livros, oficinas e maratona fotográfica.

Idealizado e coordenado pelos artistas visuais Bruno Vilela e Guilherme Cunha, o #FIFBH2015 é um festival voltado para o universo fotográfico ligado a pesquisas e investigações sobre a imagem na interseção com outros campos do conhecimento. “Nos trabalhos são investigados os diversos mundos que coexistem, se sobrepõem e se tencionam em diferentes contextos sociais e históricos”, afirma Bruno Vilela.

Além de trazer à cidade de Belo Horizonte obras de importantes artistas dos quatro cantos do mundo – a grande exposição internacional reúne cerca de 200 trabalhos produzidos por 36 artistas vindos de 19 países – o FIF 2015 conta com outras quatro linhas de ação voltadas para estímulo do pensamento crítico e reflexões sobre a produção de imagens.

Dentre mais de 1450 inscrições, vindas de 48 países dos 5 continentes, o FIF - Festival Internacional de Fotografia selecionou para a sua segunda edição obras de 36 artistas, de 19 nacionalidades de 4 continentes, que irão compor a exposição “Mundo, Imagem, Mundo”. As cerca de 200 obras se dividem entre o CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais, entre os dias 1º de outubro e 29 de novembro; Galeria Alberto da Veiga Guignard, no Palácio das Artes, de 2 de outubro a 29 de novembro; e CentoeQuatro, de 3 de outubro a 08 de novembro.
Foto: Blog E Mania / Reprodução. 

Em 2015, a curadoria da Exposição e da convocatória Moving Images – composta pelos coordenadores do Festival Bruno Vilela e Guilherme Cunha, juntamente com Eduardo de Jesus, crítico, ensaísta, membro-diretor da Associação Cultural Videobrasil (SP) e professor da PUC Minas; Patrícia Azevedo, artista e professora da Escola de Belas Artes da UFMG – buscou trabalhos que, além de estabelecer diálogos entre as diversas linguagens e processos de construção da imagem, contribuíssem para a reflexão sobre a produção imagética e suas influências no mundo.

Já Guilherme Cunha acredita que os trabalhos selecionados representam diferentes visões de mundo e visões sobre o mundo. “A potência de muitas das imagens reside na forma como evidenciam o impacto e até mesmo uma certa fragilidade das estruturas de controle e poder vigentes, dissolvem barreiras ou discutem a apropriação de valores culturais e históricos, levantando questões e reflexões sobre a organização das sociedades – obras em que a poética da imagem converge com o pensamento político, sem serem panfletárias”.

Neste ano, a exposição também será composta por 13 trabalhos em vídeo, de artistas de oito nacionalidades, selecionados através da convocatória Moving Images – obras que, de caráter documental, performático ou cinemático, transitam entre o experimental e o cinematográfico em interseção com a fotografia.

Serviço:

CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais [Av. Afonso Pena, 737 – Centro]
Abertura: 1º de outubro, às 19h
Visitação: de 2 de outubro a 29 de novembro // de terça-feira a sábado, das 09h30 às 21h

Palácio das Artes | Galeria Alberto da Veiga Guignard [Avenida Afonso Pena, 1.537]
Abertura: 2 de outubro, às 19h
Visitação: de 3 de outubro a 29 de novembro // de terça-feira a sábado, das 09h30 às 21h, domingo, das 16h às 21h

CentoeQuatro [Praça Ruy Barbosa, 104 - Centro]
Abertura: 3 de outubro, às 19h
Visitação: de 4 de outubro a 08 de novembro // segunda, das 12h às 17h; de terça a sexta-feira, das 12h às 22h; sábado e domingo, das 16h às 22h






Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.








Jornalista




MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários