#CaféRapidinhas: Gastronomia, música e Livro sobre BH

setembro 10, 2015



Vamos dar um giro nas principais notícias do dia e outras que você só vê com exclusividade aqui no @cafecnoticias? Topa? Então, escolha o seu café preferido e fique bem informado:

Livro

O jornalista e poeta Fabrício Marques lança no dia 26 de setembro o livro "Uma cidade se inventa – Belo Horizonte na visão de seus escritores" – uma espécie de perfil da capital mineira pelo olhar de poetas, contistas e romancistas a partir de 11 horas da manhã. O evento será na livraria Scritpum (na rua Fernandes Tourinho, 99, Savassi).

O livro é resultado de uma pesquisa literária e jornalística que durou nove anos. São cerca de 80 entrevistados e um levantamento de mais de 160 obras de ficção (poesia e prosa) que falam de Belo Horizonte. Há, ainda, um ensaio fotográfico de Joao Marcos Rosa, com 70 fotos produzidas especialmente para o projeto, além de infográficos – como mapas da geografia literária da capital, em décadas diferentes –, produzidos por Soraia Piva (arte) e pelo jornalista Lucas Fernandes Alvarenga (texto).

Música

A banda mineira Wok Tok, de Eletronic Dance Music (EDM), formada pelos irmãos Daniel, Lucas e João Cruz, vai fechar a noite de shows da Virada Cultural do próximo sábado (12/09), na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte. A performance vai marcar a estreia do baterista Douglas Wallace, que substitui Glauco Nastácia, atualmente em turnê com o Pato Fu. Para a noite da Virada Cultural, a banda preparou um setlist com 20 músicas: de David Guetta, Calvin Harris e Daft Punk aos brasileiros Tim Maia, Jorge Ben Jor, Lulu Santos, Skank e Jota Quest, além de composições próprias.

Promoção

A MTV Brasil, em parceria com Always, marca de absorventes da P&G, levará um telespectador mais um acompanhante, para uma viagem de cinco dias para Milão (Itália), para acompanhar, ao vivo, a cerimônia de premiação do Europe Music Awards 2015 (EMA 2015), marcado para o dia 25/10, no Mediolanum Fórum.

Para participar, basta acessar o site oficial, preencher o cadastro com os dados pessoais e aceitar o regulamento da promoção. A partir daí, é preciso criar “memes” relacionados ao EMA e postar nas redes sociais usando a hashtag #AlwaysEMA. A promoção se estenderá até o dia 06 de outubro. O resultado sairá no dia 07 de outubro e os critérios de avaliação serão: criatividade, aderência ao tema e originalidade. 

Iguaria

Cremoso e de sabor delicado, o mel trufado é uma especiaria tipicamente italiana apreciada no mundo inteiro. O produto, que já é encontrado no Brasil, em casas especializadas e internet, mistura o mel tradicional à trufa branca (mais rara de todas) e garante receitas saborosas e sofisticadas. O chef italiano Domenico Cardamuro, proprietário do Domenico Pizzeria e Trattoria, utiliza o ingrediente em pelo menos três pratos oferecidos em seu restaurante. Dentre os vários produtos trufados que existem, o mel tende a ser o mais versátil, combinando com pizzas, risotos, torradas, queijos, saladas, sobremesas, frutas, entre outros.

Inclusão

Após 10 anos de criação do projeto Adolescente Aprendiz, cerca de 1.341 jovens que passaram pelo programa, foram inseridos no mercado de trabalho. Para celebrar este momento tão importante, a Ramacrisna preparou diversas atividades envolvendo alunos e empresas parceiras do projeto. Entre os dias 8 a 14 de setembro, serão realizadas uma série de atividades lúdicas, com o intuito de criar um ambiente de interação e descontração entre os jovens participantes do projeto.

Gastronomia

Faz parte da essência do mineiro reunir a família e os amigos para um bom dedo de prosa, com mesa farta e boa música. Essa é a receita de sucesso do Gastronomia na Praça, que acontece nos dias 03 e 04 de outubro, na Praça do Papa, em Belo Horizonte. A ideia, que é simples e já caiu no gosto dos belo-horizontinos, é saborear pratos com grande diversidade gourmet a preços acessíveis, ao ar livre e com várias atrações culturais. 

Ao todo, serão mais de 100 cozinheiros, 15 restaurantes, 25 chefs de cozinha, 10 expositores, além de workshops de gastronomia para adultos e crianças e shows. O evento, que está em sua 3ª edição, promete agitar um fim de semana inteiro, já que nos dois dias a programação se estende de 12h às 22h.

Pesquisa

O consumidor que fica inadimplente acaba tendo uma série de consequências, como a negativação do nome e restrição ao crédito. No entanto, uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojista (CNDL) mostra que, ao ficarem endividados, os consumidores adquirem um estado emocional negativo e que pode se transformar em mudanças de comportamento, alterando as relações sociais e até causando falta de produtividade no trabalho. "Quando alguma dívida é contraída e o pagamento atrasado, o consumidor sabe que terá consequências no seu dia a dia e em relação ao seu orçamento", diz a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti.

Café

De 24 a 26 de setembro, Belo Horizonte promove, no Expominas, a Semana Internacional do Café (SIC). O evento tem como principal objetivo reunir toda a cadeia produtiva do setor cafeeiro – nacional e internacional – em prol do crescimento social e economicamente sustentável do café brasileiro. Entre os destaques da programação está o Espaço Café Brasil, que traz em sua 10ª edição uma ampla plataforma de negócios. Já para os milhares de apreciadores e apaixonados por café, o evento é a oportunidade perfeita para aprimorar o paladar e conhecer as últimas novidades e tendências do mercado.

Teatro

No domingo próximo domingo (20/09), o Boulevard Kids trará uma história encantadora para a criançada: o Patinho Feio. A atração gratuita irá divertir toda a família e acontecerá no Piso 2 do mall,  a partir das 16h, com acompanhamento de monitores. Contada e cantada com a ajuda de um avental que será enfeitado no decorrer da trama, a história é sobre um patinho que ao nascer, percebe que é diferente de todos. Os outros animais dizem que ele é um patinho feio e isso o deixa muito triste. O patinho, então, vai embora à procura de um lugar para viver. A partir daí, grandes surpresas boas o aguardam. A história deste Patinho promete encantar as crianças com toda a sua delicadeza.






Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.







Jornalista




MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários