9ª CineBH abre inscrições para a oficinas gratuitas na capital mineira

setembro 30, 2015




Estão abertas as inscrições para as oficinas e workshops oferecidas gratuitamente durante a 9ª CineBH – Mostra de Cinema de Belo Horizonte, que acontece de 15 a 22 de outubro de 2015 na capital mineira. O evento oferece um ampla programa de capacitação e formação para profissionais do setor, da educação, jovens e interessados em cinema.

Este ano serão oito modalidades de curso - cinco oficinas e três workshops internacionais com a oferta de 305 vagas que acontecem nas dependências da Fundação Clovis Salgado (Palácio das Artes), Av. Afonso Pena 1537, durante a realização do evento. 

“A cada ano a CineBH renova seu compromisso com a formação de mão-de-obra para o cinema brasileiro – questão vital para o desenvolvimento da indústria audiovisual no país. Uma oportunidade de capacitar e qualificar profissionais do setor, educadores e jovens interessados em conhecer e atuar no setor audiovisual”, afirma a coordenadora geral do evento, Raquel Hallak.

Os interessados em preencher uma das vagas têm até o dia 7 de outubro, até às 20 horas (horário de Brasília), para se inscreverem pelo site oficial do evento. A ficha de inscrição deverá será preenchida corretamente. Cada interessado pode concorrer a apenas uma vaga, na oficina que eleger.

Após a realização da inscrição não será permitida a troca da opção escolhida. Se o número de inscrições ultrapassar o número de vagas oferecidas, a Universo Produção fará a seleção de acordo com os critérios definidos pela comissão organizadora do evento.

Entre os destaques desta edição do evento, está a oferta de três workshops internacionais que contará com profissionais especializados e representantes da indústria audiovisual mundial. Para quem atua e quer ampliar, conhecer as possibilidades de inserção do documentário em eventos de mercado e coprodução internacional não pode perder a chance de se inscrever para participar do Workshop Documental, que acontece dia 16 de outubro, de 14h30 às 16h30 e contará com a participação e experiência dos instrutores Gudula Meinzolt (Visions du Réel  e Festival Internacional de Cinema Nyon), Luiz González Zaffaroni (Doc Montevideo – Uruguai) e Flor Rubina (Chile Doc – Chile).
Foto: Leo Lara / Universo Produção / Reproddução. 

Na segunda-feira (19/10), mais dois workshops internacionais movimentam o público da 9ª CineBH e do 6º Brasil CineMundi. Pela manhã, a alemã Marika Kozlovska, consultora de mercados internacionais do programa Cinema do Brasil, fala sobre “Oportunidades para o Cinema Brasileiro no Exterior”. 

O painel trará relato de experiências e apresentação de parcerias, estratégias promocionais e de vendas que podem ser aplicadas no contato entre profissionais do audiovisual e representantes do mercado cinematográfico internacional.

À tarde, a diretora, roteirista e dramaturga espanhola Yolanda Barrasa, vem especialmente ao Brasil para participar do evento e ministrar o Workshop de Roteiro, em que pretende abordar questionamentos sobre a construção do roteiro, essência do projeto, noção de autoria e as bases fundamentais da dramaturgia.

Como já é tradicional na CineBH, o crítico e curador da Mostra de Cinema de Tiradentes, Cléber Eduardo ministra a oficina Análises e Estilos Cinematográficos, nos dias 16, 17 e 18 (sexta a domingo). Dos 30 integrantes da oficina, cinco alunos serão selecionados para formar o Júri Jovem, que vão atuar na 19ª Mostra de Cinema de Tiradentes, em janeiro de 2016.

Uma das novidades do programa de capacitação são as duas oficinas que acontecem nos dias 17 e 18 de outubro e tem como público-alvo, os educadores com o objetivo de contribuir para a formação de professores,  abrir diálogo e incentivar nas escolas ações que possam unir cinema e educação – ferramentas fundamentais de transformação social e construção da cidadania.

A dupla Igor Amin e Vinicius Cabral ministrará a oficina “Aprendizagem Como Autor” que irá ensinar e os professores e interessados a produzir e editar conteúdos audiovisuais resultando – o vídeo resultante da oficina será publicado em redes sociais.

E a professora da UFMG, pesquisadora de cinema Cláudia Mesquita é instrutora da oficina e acredita que ela irá oferecer novas possibilidades profissionais. “A experiência popular nos filmes: breve percurso pelo cinema brasileiro”, que vai oferecer um pequeno inventário de formas pelas quais as experiências dos povos foram inscritas e encenadas no cinema brasileiro.

Para os jovens, estudantes e empreendedores a 9ª CineBH oferece duas oficinas dinâmicas e práticas. A oficina Coletivo #eufaçoamostra - Formação e Produção de Conteúdos, será ministrada pelos instrutores Igor Amin e Vinicius Cabral entre os dias 16 a 20 de outubro e promete  movimentar a Mostra. Os alunos irão fazer a cobertura dos acontecimentos e bastidores do evento para publicação de conteúdo nas redes sociais. E o instrutor Leo Duarte é o responsável pela oficina “Empreendedorismo Criativo”, que irá abordar o potencial da nova economia e oportunidades do setor audiovisual.






Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.









Jornalista


MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários