#VacinaPólio: Dia D em BH marca o início da campanha de vacinação

agosto 16, 2015

Foto: Marcus Ferreira / SES-MG / Reprodução. 


A manhã ensolarada do último sábado (15/08) foi um convite para que o aposentado Júlio Possidônio, avô da pequena Maria Eduarda Gomes, de quatro anos, comparecesse à Praça JK, localizada no bairro Sion, em Belo Horizonte, para que a neta recebesse as duas gotinhas da vacina contra a Poliomielite pelo Sistema Único de Saúde (SUS), durante a realização do Dia D de Vacinação.

“Desde que a Maria Eduarda era mais nova, sempre tive a chance como avô de fazer companhia quando ela toma as vacinas. Me sinto feliz em participar desse processo de vida dela e de poder ajudar a minha filha, cuidando da Maria Eduarda. Penso ser importante que todos os pais façam isso, e os avós também”, diz o aposentado.

Para sensibilizar mães, pais e responsáveis sobre a importância da imunização contra a Poliomielite, a Secretária de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), em parceria com a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, instalaram na Praça JK, no bairro Sion, na região centro-sul da capital mineira, um Posto Volante de Vacinação, e promoveram uma intensa programação cultural com apresentações teatrais dos grupos Saúde em CenaMobilizaSUS, da contadora de história Bruna Del Rio e do Quintal da Guegué, além de oficinas recreativas ao ar livre para a criançada durante toda manhã de sábado (15/08). Clique aqui e confira a galeria de fotos do Dia D de Vacinação contra a Pólio.
Foto: Marcus Ferreira / SES-MG / Reprodução. 

Em todo o Brasil, a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite vai até o dia 31 de agosto em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do SUS. O lançamento oficial da campanha em Minas Gerais tem como objetivo mobilizar a população para levar as crianças de seis meses de idade a até quatro anos 11 meses e 29 dias para receber as duas gotinhas. 

Para vacinar, basta levar a Carteira de Vacinação da Criança para que o profissional de saúde verifique se o calendário de imunização está em dia. Mesmo os pais ou responsáveis que não puderem levar a carteirinha, poderão vacinar a criança, com a condição de fazer outro cartão.

Durante a campanha, 5.500 postos de vacinação estarão espalhados pelo estado. Em Minas Gerais, a expectativa é que 1,1 milhão de crianças sejam vacinadas. O objetivo é imunizar 95% dos pequenos que estão dentro da faixa etária da campanha, mantendo o país livre da doença. Por isso, uma das estratégias adotadas é o uso da Vacina Poliomielite Oral (VOP), também conhecida como gotinha. Além de ter uma maior adesão entre o público infantil, a vacina oral favorece a proteção coletiva por meio da disseminação do vírus vacinal no meio ambiente.

Em entrevista coletiva durante o Dia D de Vacinação na Praça JK, em BH, o Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fausto Pereira dos Santos, contou aos jornalistas que contraiu a pólio aos dez meses de idade, em uma época que não existia o SUS. Ele lembra que Brasil teve grandes surtos de poliomielite nas décadas de 1950 e 1960, com a diminuição nos anos 1970, 1980 até a eliminação do vírus na década de 1990 no país.

“Tive contato com o vírus em 1972, morava no interior de Goiás e a campanha não havia passado por lá. Era só uma vacina injetável e no período em que nasci até eu contrair a doença não havia tido campanha no estado de Goiás e no interior”, conta. O secretário acrescentou que a vacina só deve ser evitada se a crianças apresentar febre de 38ºC ou tiver alguma sensibilidade aos componentes da vacina.
Foto: Marcus Ferreira / SES-MG / Reprodução. 

Ainda, Fausto Pereira dos Santos afirmou que como a campanha vai até o dia 31 de agosto, cada família pode se adaptar para comparecer a alguma UBS durante as próximas duas semanas. “A vacina não tem dor, são gotinhas e as crianças terão vários estímulos para participar, com as unidades de saúde decoradas, permitindo assim que as crianças não tenham medo da vacina”.

Quem comprovou as palavras do secretário foi o pequeno Álvaro Usual Lopes, de 4 anos, que tomou as gotinhas na companhia do pai Arthur e da irmã Helena. Álvaro disse que as gotinhas amargam só um pouquinho, mas depois fica com gostinho bom de tutti-frutti. Depois das gotinhas, Álvaro correu para uma das tendas montadas na Praça JK para colorir um desenho do Zé Gotinha, enquanto a irmã corria para pintar o rosto e aguardar pelas outras apresentações teatrais.

Pólio

Desde 1989, o Brasil não registra nenhum caso de poliomielite. Porém, mesmo que o país não tenha mais casos, muitos países ainda convivem com a doença, principalmente na África e na Ásia. Portanto, a única maneira de se prevenir da poliomielite e impedir que o vírus volte a circular no Brasil é vacinando todas as crianças.

A Coordenadora de Imunização da SES-MG, Tânia Brant, informou que as campanhas de vacinação contra a poliomielite começaram em 1980 e em 1989 a doença foi erradicada do país. Desde então, as pessoas não veem mais a doença ou sequelas em crianças, consequentemente muitas pensam que não precisam se preocupar, o que é um erro.

Tânia enfatiza que a população deve perceber a campanha de vacinação contra a pólio como um cuidado coletivo para que a meta seja alcançada. “Só a continuidade das campanhas de vacinação, com altas coberturas vacinais, podem manter a poliomielite erradicada. Esse é um trabalho de saúde coletiva”, diz. A vacina contra a poliomielite confere proteção contra os três sorotipos do poliovirus (1, 2 e 3) e sua eficácia é em torno de 90% a 95% com a administração de uma dose e a imunidade tem longa duração.




___________________________________________
Por Luciane Marazzi, jornalista da SES-MG.






Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.










Jornalista




MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários