Espaço CentoeQuatro realiza a III Semana da Fotografia de BH

agosto 16, 2015

Foto: Fabrício Barreto / Reprodução. 


De 19 de agosto a 10 de setembro, o Espaço CentoeQuatro, em Belo Horizonte, realiza a III Semana da Fotografia de Belo Horizonte. Trata-se de uma celebração à fotografia enquanto expressão artística recheada de exposições individuais e coletivas, projeções temáticas, vídeo-instalação, encontro com autores e mesas de discussão entre os produtores do festival e o público.

Ainda, haverá o “Show de Likes” e o “Queimão Fotográfico” realizados em parceria com o coletivo Erro99. Tem também o “Troca de Olhares”, uma ação de incentivo ao colecionismo de fotografias através da troca de fotos impressas entre os participantes. Todas as atividades são gratuitas a exceção da Festa do Erro99 que terá o valor da entrada estipulado em R$20 para custeio das apresentações.

A exposição coletiva é um dos destaques da III Semana da Fotografia de Belo Horizonte. A partir de edital público, foram selecionados 15 projetos de ensaios fotográficos que refletem a diversidade da criação contemporânea. Das cenas urbanas às performances corporais, da natureza devastada à construção de cenários surreais, a mostra coletiva revela algumas das abordagens contemporâneas da fotografia autoral. Muito além do registro, são imagens de denúncia, poéticas, onde os fotógrafos se colocam, se desnudam, se revelam.

A seleção apresenta novos nomes como Daniela Paoliello, Thais Guimarães, Lucas Alameda e Rafael Carneiro, assim como reafirma autores já conhecidos como Leonardo Costa Braga, Rodrigo Zeferino e Zezinho Faria. A abertura da coletiva será na quarta-feira, 19 de agosto, 20hs, aberto a todos. Para discutir com o público os critérios que nortearam a seleção dos trabalhos, a Semana da Fotografia de forma inédita, abre o debate no dia 20 (quinta-feira), às 19h, no auditório do Memorial Vale na Praça da Liberdade.
Foto: Zezinho Faria / Reprodução.

Os curadores Adolfo Cifuentes, Fabiana Figueiredo, Francilins Castilho Leal, João Castilho e Tibério França apresentam os conceitos e critérios que nortearam a comissão julgadora para a seleção. Em pauta, a fotografia contemporânea mineira, eventos e festivais. O bate-papo visa manter a transparência da Semana da Fotografia sobre a seleção dos trabalhos, além de fomentar a discussão.

O coletivo Missão: Gandarela marca presença com uma instalação de fotos e video concebida para o espaço expositivo do CentoeQuatro. O coletivo tem organizado ações visando a conscientização e mobilização popular pela preservação da região do Parque Nacional da Serra do Gandarela no entorno de Belo Horizonte. (Criado em outubro de 2014, o Parque é a primeira Unidade de Conservação Federal de proteção integral em região de interesse minerário). Nove artistas trabalharam no projeto coordenado pelo professor Paulo Baptista, da Escola de Belas Artes da UFMG.

Outro destaque é a obra “Paixão” de Nilmar Lage. Premiada no 8º Show de Likes organizado pelo coletivo Erro99, na ocupação artística do Cemitério do Peixe em junho passado. Com fotografias e video-instalação, o trabalho apresenta uma experiência particular do artista, sobre o processo de sofrimento e dedicação de sua mãe quando acompanhou seu irmão, diagnosticado com um câncer. A relação entre a morte, a arte e a religião estão presentes em imagens que também retratam histórias de outras mulheres. 

Os curadores Cleber Falieri e Marco Aurélio Prates selecionaram dez séries de um minuto de duração, para a Mostra audiovisual Projechão. As series são projetadas perpendicularmente ao solo. Todas as imagens obedecem à premissa de terem sido clicadas em perspectiva, sempre apontando a câmera para baixo.

Na sexta-feira (21/08), às 21h, no CentoeQuatro, acontece a Festa do Erro99, com o divertido Show de Likes. Organizado pelo coletivo Erro99 é um duelo de ensaios fotográficos abertos a todos. Fotógrafos podem inscrever um ensaio  com até 10 imagens para ser projetado e julgado pelo público. O autor é convidado a falar sobre si mesmo e sobre o ensaio e, após a projeção, o público  se  manifesta  através dos bordões #FICA ou #VAZA e de plaquinhas de “Like” ou “Dislike”.
Foto: Erro 99 / Reprodução. 

Os ensaios que recebem o sonoro #VAZA são eliminados enquanto os restantes continuam sendo projetados e julgados até restarem três premiados. A Festa do Erro99 será embalada pelos MCs Douglas Din e Vinicin, pelo DJ Giffoni e ainda com as incríveis projeções de imagens dos Photo-Jockeys convidados do coletivo Selva SP.

No sábado (22/08), a partir das 19h, na Praça Sete, o coletivo Erro99 promove o Queimão Fotográfico em que qualquer pessoa pode levar uma imagem impressa para ser leiloada e as fotos que não recebem lances são queimadas em praça pública! Os autores das fotos só são revelados após a venda ou queima, colocando fotógrafos renomados e desconhecidos em um mesmo patamar.

E para encerrar a III Semana da Fotografia com estilo, a Associação de Fotógrafos Fototech MG, promove o FotoaPé um passeio fotográfico pelas ruas de Belo Horizonte para exercitar o olhar street photographer. A proposta é simples: basta se unir à equipe Fototech no domingo (23/08), às 8 horas da manhã, no Coreto da Praça da Liberdade com uma câmera fotográfica (vale celular!) para sair pela cidade clicando. Um convite para um olhar afetivo sobre a capital mineira que em breve completará 120 anos.







Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.











Jornalista



MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários