"Truco no Congresso" desnuda o discurso parlamentar

agosto 08, 2015



A Agência Pública de Jornalismo Investigativo e o site Congresso em Foco lançam em parceria o Truco no Congresso, projeto permanente de fact checking. Inspirado no jogo de baralho truco, no qual os jogadores são desafiados a mostrar suas cartas, o projeto vai acompanhar de perto o dia-a-dia dos parlamentares no Congresso Nacional, em Brasília-DF.

A equipe composta por jornalistas da Agência Pública e do Congresso em Foco vai checar semanalmente as frases mais relevantes ditas pelos deputados e senadores dentro e fora do plenário. “Estamos muito animados com essa parceria com a Agência Pública porque a vemos como uma fantástica oportunidade de traduzir o debate político para não iniciados, sobretudo para as pessoas mais jovens. Esperamos também contribuir para tirar a máscara de personalidades e discursos que vagam por aí, como fantasmas, iludindo alguns incautos”, afirma o fundador do Congresso em Foco, Sylvio Costa. 

O discurso e os projetos de lei serão checados com base em cruzamentos de dados, estatísticas e entrevistas com especialistas. Para cada frase checada será atribuída uma “carta”, que esclarece aos leitores se a informação é verdadeira, se está fora de contexto ou se é um blefe.

Além de dar as cartas, o projeto vai “pedir truco” aos parlamentares, desafiando-os publicamente a explicar melhor suas falas. “A ideia do Truco é pedir aos parlamentares para colocar todas as cartas na mesa, detalhando os dados e fatos que embasam suas falas mais polêmicas”, explica Natália Viana, co-diretora da Agência Pública.
Foto: Paulo Bedran / Reprodução. 

Outra carta que vai aparecer no Truco no Congresso é a “Que medo!”, aplicada quando a equipe considerar as propostas dos deputados e senadores que podem ser prejudiciais para uma parcela da população. Nesses casos, também será publicado um texto sobre o assunto.

O Truco no Congresso será publicado às sextas-feiras nos sites da Agência Pública e do Congresso em Foco, duas organizações que têm como marca a qualidade e independência do seu jornalismo. O projeto conta com identidade visual assinada pelo quadrinista Alexandre De Maio.

Durante as eleições de 2014, a Agência Pública lançou o Truco!, projeto de fact checking para conferir o que os candidatos à Presidência da República diziam nos programas do horário eleitoral. O projeto foi considerado por diversos veículos de comunicação uma ferramenta indispensável para acompanhar as eleições.

“A checagem de discurso é uma tendência no jornalismo mundial, por isso achamos importante tornar o Truco um projeto permanente. E voltado para o Congresso Nacional, uma instituição que tem cada vez mais poder nas decisões do futuro do país. O objetivo do fact checking é fazer com que mentir custe caro aos nossos governantes”, diz Natália.






Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.







  

Jornalista



MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários