Novela "A Regra do Jogo" discute ética pela ação dos personagens

agosto 30, 2015



Qual é o limite entre o certo e o errado? A partir desta pergunta, o autor João Emanuel Carneiro criou a nova novela das 21h, da Rede Globo, A Regra do Jogo, que estreia nesta segunda-feira (31/08). Com a promessa de fazer uma trama ágil e bem próxima da realidade, a diretora geral Amora Mautner quer propor uma linguagem inovadora no modo como gravar as cenas, utilizando o recurso da caixa cênica, o mesmo do Big Brother Brasil.

"Eu quis fazer uma novela mais orgânica. E fiquei durante dois anos tentando estruturar como captar essa imagem de uma maneira visceral como o reality show. A câmera vai atrás da marca do ator e capta a emoção, o gesto, completamente diferente do que estamos acostumados na dramaturgia", explica a diretora.

A Regra do Jogo estreia com a dura missão de recuperar o fracasso de Babilônia, folhetim anterior que terminou com o título de pior audiência da década da Globo, desbancando Em Família, novela que também foi considerada ruim pela crítica e pelo público. Tanto a trama de Gilberto Braga, quanto de Manuel Carlos, patinaram na média dos 30 pontos.

A expectativa é que a nova novela consiga não só recuperar a audiência da faixa das 21h, como também o prestígio entre o público e a crítica. Ciente do sucesso João Emanuel – autor de novelas como Da Cor do Pecado, Cobras e Lagartos, A Favorita e Avenida Brasil; a Rede Globo já conseguiu vender A Regra do Jogo para diversos países da América Latina e Europa, antes mesmo de estrear. Abaixo, assista o trailer da novela:

Vale Tudo

A Regra do Jogo é uma história densa em que os personagens nem sempre são o que parecem. A ideia é que as próprias ações dos personagens mostrem como eles são de verdade, e não somente o texto. Daí, o autor brinca de suspense com o público, mostrando que nem sempre as palavras são o que melhor definem uma personalidade, e sim a atitude, o discurso, a emoção.

A novela – que teria inicialmente o nome de Favela Chic, se passa na zona sul do Rio de Janeiro e no fictício Morro da Macaca. O protagonista Romero Rômulo (Alexandre Nero) é um homem de muitos rostos, radialista e ex-vereador, que é defensor dos direitos dos excluídos do sistema que não tiveram chance na nossa sociedade.
Foto: TV Globo / Divulgação. 

Romero é o idealizador da Fundação Raiar, que atua na reabilitação de criminosos condenados, mas esconde um grande segredo. Ele ficará dividido entre Atena (Giovanna Antonelli) e Tóia (Vanessa Giácomo), vilã e mocinha, respectivamente. Para ver a sinopse dos personagens, clique aqui.

"A novela toda gira em torno deste homem. É a história de Romero Rômulo, que finge ser um herói do povo. Mas ele é o contrário do que aparenta ser. A novela é o percurso deste homem. E as mudanças na novela estão muito relacionadas às mudanças internas deste indivíduo. É uma história sobre índole e ética e questiona qual é o limite do perdoável", explica João Emanuel Carneiro.

Para os telespectadores de Belo Horizonte, a TV Globo Minas preparou um estande no BH Shopping, no corredor lateral do Piso NL, que vai ficar até o dia 04 de setembro. A proposta é que o público possa interagir com os personagens, por meio de um totem, e conhecer mais sobre os personagens de A Regra do Jogo. Vale a pena conferir!






Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.










Jornalista



MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários