Movimentos conversam sobre o SUS em Plenária Estadual

agosto 23, 2015

Foto: Maurílio Nogueira / SES-MG / Reprodução. 


Diversos movimentos e grupos sociais estiveram presentes, neste último sábado (22/08), para a Plenária Estadual de Entidades, Movimentos Sociais, Sindicais e Populares com o objetivo de aprimorar e promover um Sistema Único de Saúde (SUS) mais igualitário e acessível a toda população. O encontro faz parte dos preparativos da 8ª Conferência Estadual de Saúde de Minas Gerais, que será realizada de 1º a 04 de setembro, no Expominas, em Belo Horizonte.

Com a oportunidade de exporem suas ideias, percepções e sugestões, os movimentos sociais, sindicais e populares se reuniram, no auditório da Faculdade de Medicina da UFMG, em Belo Horizonte, com representantes do Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais (CES-MG) e da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). Na oportunidade, eles abordaram diversos temas que incluem as ações de acolhimento e atendimento aos diversos públicos usuários do SUS. Para conferir todas as fotos da Plenária Estadual, clique aqui.

Dialogando, os diversos movimentos presentes abordaram os problemas e dificuldades que existem para que as pessoas de seus segmentos acessem aos serviços de saúde. Por meio da plenária e de uma mobilização social conjunta, todos os movimentos refletiram sobre o uso, gestão e formulação acerca dos avanços, desafios e prioridades necessárias para o progresso da construção e fortalecimento do SUS para os diversos segmentos.

Presente no evento, o Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fausto Pereira dos Santos, afirmou que todos os movimentos sociais, sindicais e populares fazem parte da saúde e que o evento realizado antecede à realização de uma conferência de saúde, que é baseada na inclusão. “O momento antecede a uma conferência estadual mais contemporânea, em que os diversos segmentos que militam e que tem cada um as suas especificidades precisam ser ouvidos”, disse.

Voz para a Diversidade

Contando com a participação de cerca de 300 pessoas, os movimentos sociais abriram o evento com um grito de guerra entoado pela representante de todos os movimentos, Dinda do Quilombo da Lapinha. Compondo a mesa de abertura Dinda e todos os representantes gritaram: “Da luta não se cansa. Viva o movimento”.

O vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde, Ederson Alves da Silva, chamou a conferência de conferência da inclusão. “A apresentação de propostas específicas dos mais diferentes grupos é o que irá diferenciar esta conferência das outras”, disse. Representando o movimento negro, a mãe de santo, Beatriz Alves Ferreira, considerou o dia importantíssimo para o atual momento da saúde. Beatriz também é Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Uberaba e há 22 anos acompanha o movimento, que para ela não luta apenas contra o racismo e a discriminação.
Foto: Maurílio Nogueira / SES-MG / Reprodução. 

“Nosso movimento não pede para ser tratado de forma diferente, mas que todos olhem e respeitem as especificidades das etnias. Um exemplo é o acolhimento das mulheres negras nas maternidades e outras doenças, como hipertensão e diabetes, que acontecem com a população negra. Acredito que as propostas hoje aqui discutidas muito em breve serão colocadas em prática de forma efetiva”, disse Beatriz.

Reunidos, os mais diferentes segmentos formaram grupos de trabalho para que as dificuldades e os problemas vivenciados por cada um deles no acesso aos serviços de saúde fossem expostos, debatidos e avaliados. O momento também foi para a indicação dos nomes dos delegados e das delegadas para a 8ª Conferência Estadual de Saúde.

A Plenária Estadual reuniu também participantes de movimentos que representam os 16 territórios de desenvolvimento do Estado, incluindo as regiões ampliadas de saúde. As entidades sediadas na região metropolitana de Belo Horizonte e que tem representatividade regional, estadual ou federam também foram convidadas.

Representante do Movimento LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros) da região das vertentes, Carlos Bem, afirmou que o Conselho Estadual e a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais marcaram uma nova forma de trabalhar a saúde. “Com a ampliação do diálogo, como estamos fazendo aqui hoje, com certeza o SUS será muito mais fortalecido”, disse.

Para a responsável pela organização da 8ª Conferência Estadual de Saúde, Conceição Rezende, a plenária foi um momento de inclusão de todos os movimentos sociais do Estado. “Este é realmente um momento único para o SUS e para a saúde mineira”, disse.




_______________________________________________
Por Alessandra Maximiano, jornalista da SES-MG.






Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.

  








Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários