#CaféRapidinhas: Ansur, Food Truck, MMA e empreendedorismo digital

abril 26, 2015



Vamos dar um giro nas principais notícias do dia e outras que você só vê com exclusividade aqui no @cafecnoticias? Topa? Então, escolha o seu café preferido e fique bem informado:

Agência

A partir de agora, a América Latina conta com uma agência de notícias pública formada pela união das agências dos países região, com o lançamento do site da Ansur – Agência Sul-Americana de Notícias (Ansur, da sigla em espanhol para Agencia Suramericana de Noticias). O projeto, em gestação há dois anos, tem por objetivo fortalecer a comunicação pública e promover a democratização da comunicação na América Latina.

Acervo

Todo o acervo dos Diários Associados, organização jornalística fundada por Assis Chateaubriand (1892-1968), vai ser disponibilizado gratuitamente na internet, tornando possível a consulta a exemplares históricos do Jornal do Commércio (RJ), Correio Braziliense, O Jornal, Diário da Noite e da revista O Cruzeiro, entre outros títulos. O acordo foi firmado entre os Diários Associados e a Fundação Biblioteca Nacional (FBN), que cede os direitos de divulgação. A data em que o arquivo será colocado na Hemeroteca Digital da FBN ainda não está definida.

Ativismo

Na última quarta-feira (22/04), aconteceu em São Paulo (SP), a reunião do Movimento Jornalistas Pró-Conselho após o I Encontro. Na ocasião, o grupo de trabalho (GT) elegeu os participantes ativos e avaliou positivamente o Encontro realizado no dia 28 de março, com a participação de 50 jornalistas interessados no debate que compartilharam ideias e questões a serem enfrentadas pelo Movimento que já conta com a adesão de cerca de mil profissionais de todo o País. O GT também aprovou a criação da ONG Jornalistas Pró-Conselho e definiriam a pauta de debates para o curto prazo que inclui temas sobre as deficiências do jornalismo atual, os desafios da profissão versus novos modelos de negócios/mídias e a proposta de interface com os 140 mil jornalistas em atividade no Brasil.

Seminário

A Federação Nacional das Empresas de Rádio e Televisão (Fenaert), promove o 1º Seminário de Negociações Coletivas do Setor, intitulado "Brasil 2015 – As Relações Sindicais e Políticas". O encontro acontecerá na capital paulista, no dia 28 de abril, no Sheraton WTC São Paulo. Reunirá nomes como o de Carlos Melo, cientista político, articulista do jornal O Estado de São Paulo e autor do livro Collor: o ator e suas circunstâncias; e de Hélio Zylberstajn, economista, consultor do Banco Mundial, da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e do Banco Interamericano de Desenvolvimento, o BID.

Empreendedorismo

O portal UOL lançou nesta semana o Impulso Digital, o primeiro reality show no Brasil voltado exclusivamente para empreendedorismo digital, com o objetivo de orientar empreendedores a ter sucesso em seu próprio negócio na internet. Em formato de série, o Impulso Digital mostrará o dia-a-dia de um empreendedor que já possui um e-commerce, mas que não estava tendo o resultado esperado. Durante o período do reality, o paulistano Alcyr da Silva Ferreira Neto, empresário e personagem principal do Impulso Digital, poderá aplicar diversas ferramentas digitais para reformular seu site. Além de contar com o apoio do suporte da equipe de especialistas do UOL e também do mercado.

TV

O reality Are You The One? Brasil, que desde sua estreia na MTV em 1º de fevereiro lidera o ranking de programas mais assistidos do canal, ganhará episódio extra neste domingo (25/04). Para a alegria dos fãs, os vitoriosos participantes se reúnem novamente com o apresentador Felipe Titto para contarem, em estilo documental, as experiências vividas no programa. Intitulado O Match Final, o episódio inédito revelará quem ainda segue em um romance despertado na casa, como está sendo a vida pós reality show, além de apresentar os melhores momentos protagonizados pelos solteiros ao longo do reality.
Foto: MTV Brasil / Divulgação. 

Festival

A edição 2015 do Festival Literário de Poços de Caldas, que será realizado entre os dias 25 de abril a 03 de maio, quer encontrar, ouvir e homenagear os jovens entre 10 e 20 anos que tomaram gosto pela leitura acompanhando o evento. É a chamada “Geração 10 Anos Flipoços”. O Flipoços terá como tema “A literatura como resgate da velha infância”. A ideia é incentivar as crianças a descobrirem na leitura uma forma de se tornarem adultos mais cultos e sadios. Ao mesmo tempo, espera-se convocar os adultos para que se lembrem dos tempos de infância, em que ter um bom livro nas mãos também era um momento de muita alegria. O patrono do Flipoços 2015 será o escritor, cartunista e jornalista Zirado.

Livro

A desembargadora Monica Sifuentes aprofundou-se na história do Brasil e de Portugal para, com base em pesquisa, fazer um intenso trabalho criativo a fim de narrar ricamente o instigante romance histórico Um Poema para Bárbara (Editora Gutenberg/2015), a vida de Bárbara Eliodora, a emblemática personalidade mineira. O lançamento com sarau literário e noite de autógrafos acontece dia 07 de maio, às 19h, na Livraria Leitura do Shopping Pátio Savassi, na capital mineira. A narrativa começa com Bárbara grávida, rodeada de seus três filhos, inconsolável diante da prisão do marido, o poeta inconfidente Alvarenga Peixoto, acusado de crime de lesa-majestade (traição contra o soberano e/ou a coroa). A história se desenvolve em retrospecto, começando com o ingresso de Alvarenga Peixoto na Universidade de Coimbra.

Publicidade

A Popcorn criou um vídeo institucional para comemorar os 15 anos da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), autarquia responsável por regular os planos de saúde no Brasil. O vídeo dá início a campanha de comemoração aos 15 anos da agência e será veiculado durante todo o ano de 2015 em ambientes digitais, como páginas em mídias sociais e em eventos que a ANS participa e promove. O comercial, que tem a narração do ator e diretor Antônio Abujamra, além dos próprios funcionários da ANS, conta a história da agência reguladora em um filme que mistura diversas linguagens, incluindo imagens caseiras antigas em super 8.

Solidariedade

Recém-inaugurada em Belo Horizonte, a Decathlon, maior rede multinacional varejista de artigos esportivos, firmou parceria com a Associação Querubins, localizada na Vila do Acaba Mundo, na região Centro-Sul da capital mineira. A iniciativa surgiu de um colaborador mineiro, o gerente de produção Virgílio Leite, que há três anos trabalha na empresa e indicou a associação mineira em um programa interno de responsabilidade social. Ele pesquisou as principais necessidades da associação e então propôs a reforma da quadra de esportes e a doação de materiais esportivos.

Moda

Em sua 46º edição, a Feira de Malhas de Tricô do Sul de Minas traz as novidades da moda, diretamente do Circuito das Malhas, para Belo Horizonte. Entre os dias dia 1º e 10 de maio, das 13h às 21h, o Minascentro (entrada pela Rua Guajajaras, 1022 – Centro) recebe produtores das cidades de Monte Sião, Jacutinga e Ouro Fino, que apresentarão ao público peças de malha de tricô, jaquetas de couro, pijamas, cama, mesa, bijuterias, etc a preços de fábrica. São esperados mais de 60 mil visitantes durante a realização da Feira e a expectativa é que mais de 4 milhões de reais sejam movimentados em transações entre produtores, lojistas, sacoleiras e consumidores.
Foto: Blog Homem Na Moda / Reprodução. 

Comida

Toda sexta-feira, das 10h às 22h, acontece no Shopping Minascasa, localizado na região nordeste de Belo Horizonte, a Feira de Food Truck Minascasa. Nesta semana, oito food trucks estarão no shopping: The Truck, de hambúrguer; Wrap Brasil, com sanduíches naturais; Thevan Temakeria, especializado em comida japonesa; Gertrudes Gourmet, que oferece pão de queijo artesanal recheado; Rota dos Sabores, com batatas recheadas; Bolos e Cupcakes; Taco Tudo, de comida mexicana e a Cadê meu Brigadeiro?, de doces feitos com chocolate belga.

Cinema

O DiamondMall inaugura, neste mês, duas novas salas de cinema da Rede Cinemark, em Belo Horizonte. Elas foram reformadas para dar mais conforto, serviço exclusivo e opções gastronômicas gourmet aos espectadores. Quem optar por estas salas terá a disposição um cardápio variado e requintado, que inclui desde opções como pipoca e refrigerante até sanduíche de costela com manteiga, bombom de búfala com manjericão, canudinho de pato, sobremesas e uma seleção de vinhos, espumantes, whiskys e cervejas. O preço do ingresso varia de R$ 27 a R$ 36, dependendo do dia e horário.

MMA

Nesta última sexta-feira (24/04), aconteceu no Hotel Promenade, no Rio de Janeiro, mais uma edição do Face to Face 11, evento de Mixed Martial Arts (MMA), exclusivo para convidados. A competição foi transmitida ao vivo pelo Canal Combate, na TV Paga. A Rede Hoteleira foi a responsável por hospedar os competidores e também pela realização das pesagens oficiais. Houve nove lutas, entre elas a disputa do cinturão dos médios (84kg) Paulo Borrachinha e Wagner "Wagnão" Gomes, lutadores que participaram da terceira edição do reality show The Ultimate Fighter Brasil e são oriundos de Belo Horizonte (MG).






Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.









Jornalista





MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários