Livro “Holocausto brasileiro” vai virar documentário na HBO

março 30, 2015

Foto: Felipe Couri / Tribuna de Minas / Reprodução. 


O livro Holocausto Brasileiro, escrito pela jornalista mineira Daniela Arbex, vai virar documentário a ser exibido pelo canal HBO, na TV paga. A publicação ganhou o prêmio de melhor livro reportagem pela APCA e segundo melhor no Jabuti, ambos em 2014.

O filme, que terá um pouco mais de 80 minutos de duração, teve as gravações iniciadas recentemente e está sendo produzido pela Vagalume Filmes, de Juiz de Fora. Ainda não há previsão de quando o documentário será exibido na TV.

Dirigido por Armando Mendz, o documentário pretende recriar parte da narrativa mostrada no best-seller lançado pela Geração Editorial. O livro Holocausto Brasileiro conta algumas histórias de pessoas e famílias que viveram em verdadeiros campos de concentração travestidos de hospitais psiquiátricos.

Mais de 60 mil morreram ao passar pelo Hospital Colônia de Barbacena. Cerca de 70% não tinham diagnóstico de doença mental e viviam em situações completamente degradantes.
Foto: Felipe Couri / Tribuna de Minas / Reprodução. 

Foi a partir da reportagem “A sucursal do inferno”, publicada pela revista “O Cruzeiro”, que toda essa tragédia começou a ser divulgada e iniciou-se toda uma mobilização em torno da necessidade da reforma psiquiátrica.

De acordo com a reportagem publicada no site do jornal Tribuna de Minas, daqui um mês Daniela Arbex se prepara para lançar o seu próximo livro, Cova 312. A história que virou livro a partir de uma série de reportagens do Tribuna, narra a história do desaparecido político Milton Soares de Castro, preso e morto em Juiz de Fora, e enterrado como indigente, durante o período da ditadura militar.






Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.










Jornalista


MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

1 comentários

  1. História muito interessante. Eu gosto de saber que HBO dá oportunidade às novas tendências e não sempre o mesmo.

    ResponderExcluir