Livro "Dicionário da Televisão Brasileira" revela curiosidades da TV

março 31, 2015



Lançada na década de 1950 no Brasil, a Televisão sempre despertou interesse no público. Com o intuito de reunir curiosidades e bastidores sobre o impacto da Televisão na nossa cultura, o jornalista Thell de Castro lançou o livro Dicionário da Televisão Brasileira, pela editora In House. Para comprar o livro, clique aqui.

O livro lista, de forma prática e objetiva, os principais elementos que marcaram a história da TV, desde 1950 até os dias de hoje. São apresentadas, por exemplo, algumas datas de estreia e de término de atrações que, até então, ainda não tinham sido catalogadas ou são alvo de discussão, entre outras novidades.

De acordo com o autor, são mais de três mil verbetes cuidadosamente selecionados e intensamente pesquisados, desde TV na Taba, primeiro programa a ir ao ar pela TV Tupi, em 1950, até a novela Sete Vidas, folhetim das seis que estreou recentemente na TV Globo.

“Evidentemente que não estão listadas exatamente todas as produções e pessoas que participaram, de alguma forma, da história da televisão brasileira, já que seriam necessários vários volumes para tal. Mas fiz de tudo para apresentar a maior parte delas”, explica Thell de Castro.

Os verbetes, divididos de A até Z, englobam as produções, como novelas, séries, programas de auditório, telejornais, programas jornalísticos, humorísticos, esportivos e infantis, com data de estreia, data de término, emissora, equipe, destaques e curiosidades em geral; e as pessoas, como artistas, autores, jornalistas, diretores e personalidades, apresentando nome completo, data de nascimento, local de nascimento, principais personagens ou obras, curiosidades e, caso já tenham falecido, tais dados também.

“O Dicionário é o primeiro de vários livros que estou preparando sobre o passado, o presente e o futuro deste fascinante veículo. É também um sonho que se torna realidade após anos de pesquisas e estudos”, destaca o autor, que tem 31 anos, mora na capital paulista, e desde criança sempre foi aficionado por televisão, passando a colecionar tudo o que é possível, como vídeos, discos, revistas e livros.






Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.











Jornalista


MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários