Crise na Band mostra desespero por resultado imediato

março 26, 2015

Foto: Reprodução. 


A notícia desta semana sobre o cancelamento do programa Agora é Tarde, da Band, apresentado por Rafinha Bastos, pegou todo mundo de surpresa. Mas, o fim da atração, que era sucesso de crítica e de repercussão – mesmo com a baixa audiência, foi só o estopim para que fosse revelado que a Band passa por uma crise, que não é de agora, mas sim de muito tempo.

Há alguns anos, a emissora do Morumbi erra em não fortalecer a grade como um todo, de não diversificar o público e por mostrar desespero por resultados imediatos não só de audiência, mas sobretudo por retorno comercial. Do que adianta ter relevância nas transmissões esportivas, se o restante dos programas sofrem para chegar aos dois pontos de audiência?

Mesmo depois de colocar Rafinha na geladeira, a Band já havia cancelado outros programas como o Muito Mais, o Sabe ou Não Sabe e o Tá na Tela, simplesmente porque não deram o resultado esperado no curtíssimo tempo que ficaram no ar. Com isso, apresentadores talentosos ficam fora do vídeo, ao mesmo tempo em que abre uma série de demissões nas outras áreas da TV, como a produção, por exemplo.

O Tá na Tela, por exemplo, começou cheio de equívocos e não conseguiu se encontrar durantes os meses que ficou no ar. A Band tirou Luiz Bacci da Record a peso de ouro e, após tirar o programa, colocou o apresentador na edição nacional do Café com Jornal. Antes disso, a emissora convenceu o jornalista com a promessa de um bom salário e um programa de auditório que nunca saiu do papel. Além disso, o excesso de sensacionalismo do Tá na Tela fez com que o público não reconhecesse o Bacci dos áureos tempos da Record e do SBT.
Foto: TV Foco / Reprodução.


Nos bastidores, é dado como certa a volta de Bacci para a Record. Agora com um salário menor, mas com a promessa de uma atração em que ele possa fazer aquilo que aprendeu de melhor com o seu mestre Marcelo Rezende: entreter o telespectador entre uma tragédia e os mais diversos crimes apresentados no telejornal policial.

Ainda, vale destacar que a crise na Band já bateu na porta do CQC e do Pânico. O primeiro trocou todos os apresentadores, mas esqueceram no principal que era mexer no formato. Já o segundo está se esforçando para emplacar novos quadros de humor, uma vez que o público já se mostrou saturado com o excesso de pegadinhas e covardias entre o elenco.

Com a questão da crise econômica brasileira, a situação se agravou ainda mais. Atualmente, os maiores sucessos da Band são o Brasil Urgente, do Datena, e o Masterchef, de Ana Paula Padrão....isso sem contar com as transmissões esportivas que conquistam um expressivo retorno comercial. Pode parecer óbvio, mas para a Band voltar a ter novos sucessos é preciso planejar melhor a sua grade e definir novas metas, antes que o público se canse de vez da TV aberta.







Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.










Jornalista




MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários