Aplicativo “Furtivo” denuncia crimes e a má gestão pública

março 06, 2015



Prevenir, Colaborar e Fiscalizar. Esta é a proposta do aplicativo Furtivo, criado pelo advogado carioca Geovani Santos. A plataforma funciona como uma rede social colaborativa, em que usuários apontam problemas relacionados a  crimes e a má gestão pública, tais como segurança, saúde, transportes, meio ambiente, educação e obras. O objetivo é levar as ocorrências até os órgãos competentes de forma ágil e segura.

O login no aplicativo pode ser feito por meio de conta no Facebook ou Twitter. Por meio de geolocalização, o sistema abre um mapa da região em que o usuário se encontra e dá a opção de criar uma nova ocorrência ou conferir as que já foram feitas, como buracos em vias públicas, escolas sem professores, assaltos e hospitais com falta de médicos.

Como medida de prevenção, toda vez que o usuário se aproximar de uma área de alto risco, o sistema pode ser configurado para enviar uma notificação escrita e sonora para avisá-lo. “A melhor forma de estar seguro é se prevenindo. Muitas vezes nos descuidamos e o Furtivo pode ajudar nesse sentido, evitando desde assaltos até crimes mais graves”, comenta Geovani Santos.

Quando uma nova denúncia é realizada no aplicativo Furtivo, é enviado um e-mail para os órgãos responsáveis, como Polícia Federal, Ministério Público Federal e mesmo o Presidente da República, para que providências sejam tomadas. Depois de 90 dias do registro da ocorrência, o app gera uma mensagem à vítima para conferir se o problema foi solucionado e, em caso negativo, insistir no caso.

“A ideia é alertar e contar com a colaboração da população, mostrando às autoridades onde há problemas sociais e de infraestrutura e os setores que precisam de melhorias. O cidadão é o melhor fiscal que existe. O Furtivo não é político, é social”, reitera. O Furtivo é gratuito e está disponível apenas para a plataforma Android.







Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.







  


Jornalista


MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários