No verão é importante redobrar a atenção com as micoses

janeiro 24, 2015

Foto: UOL / Reprodução. 


Um problema que é muito comum no verão, principalmente entre os frequentadores de mar e da piscina é a micose. Isso porque, nesta época do ano, as condições climáticas mais quentes e úmidas favorecem a reprodução dos fungos responsáveis pelo contágio, causando irritações principalmente na pele, pés, virilha e couro cabeludo.

Para o médico infectologista Dr. Alberto Chebabo é muito importante ficar atento à exposição do corpo à umidade constante: “Os fungos que são transmissores da micose e podem se reproduzir até mesmo no suor. Sob altas temperaturas, essa infecção pode surgir entre as dobras das mamas, nos pés, e até mesmo nas regiões genitais. Por isso, é importante manter o corpo seco sempre que possível”.

O especialista ainda aponta que os diabéticos são um grupo com maior predisposição a desenvolver a infecção. Segundo ele, “por ter a circulação dos membros inferiores comprometida, o paciente com diabetes também pode ter a necessidade de seguir com o tratamento por mais tempo. Além disso, ele está mais sujeito a desenvolver complicações, já que sua cicatrização também costuma ser prejudicada”.

Entre os sintomas da micose de pele estão: coceira, pele avermelhada, descamação e prurido. “Quando observado esse quadro, o paciente deve procurar ajuda médica o quanto antes. O tempo de tratamento da micose pode ser reduzido consideravelmente quando o diagnóstico é precoce”, afirma o infectologista. Os riscos da infecção se tornar mais grave são pequenos, mas é preciso buscar ajuda médica assim que os primeiros sintomas são observados.

Além da pele, as unhas e o couro cabeludo também podem ser afetados pelos fungos. Para confirmar a presença da infecção e iniciar o tratamento, o médico pode solicitar alguns exames, como o antifungigrama e cultura de material (neste caso, um pedaço da unha afetada é colhida por meio de raspagem). A partir dos resultados, o especialista deve indicar o tratamento mais adequado. Abaixo, confira algumas dicas:


» Para ver a lista completa, clique aqui.








Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.











Jornalista


MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários