Canal Viva picota o final da novela "A Viagem"

janeiro 24, 2015

Foto: Globosat / Reprodução. 


Neste sábado (24/01), o Canal Viva (canal 36 na TV Paga) reprisou o último capítulo da novela A Viagem, sucesso da Rede Globo nos anos 90. Em sua terceira reprise na TV – se contarmos as duas vezes em que foi reapresentada no Vale a Pena Ver de Novo, na TV aberta, o telespectador mais atento se frustrou com a quantidade de cortes que transformaram os 167 capítulos originais em 160.

Na época em que foi reprisada na faixa vespertina da Globo, o público também se frustrou com os cortes: a primeira reprise teve 112 capítulos, enquanto a segunda 128. Naquela ocasião, a emissora optou por condensar algumas cenas em que Alexandre (Guilherme Fontes) perambula pelo umbral ou manipula os personagens de Laura Cardoso e Maurício Mattar, que foram consideradas fortes para o horário.

Quem assistiu o último capítulo no Viva, achou desconexo as cenas em que Raul (Miguel Falabella) assume que é estéreo e que o filho não é dele com Andressa (Thaís de Campos), durante uma conversa com o Dr. Alberto (Cláudio Cavalcanti). Logo em seguida, fica subentendido que o filho de Andressa é fruto do breve romance que ela teve com o cowboy Tonho (Jorge Pontual), durante o tempo que a filha de Dona Guiomar (Laura Cardoso) ficou separada.

Além disso, as cenas em que Alexandre (Guilherme Fontes) finalmente vai para o Nosso Lar foram suprimidas e o público custa a entender que ele reencarnará como filho de seu irmão, o Raul, para poder completar a sua evolução espiritual. Outro ponto que ficou mal explicado é a ida de Dona Maroca (Yara Cortes) para ir morar na casa do Téo (Maurício Mattar) e, consequentemente, a morte dela.
Fotos: TV Globo / Reprodução. 

Nas redes sociais, o público também ficou sem entender, no final, se Dináh (Christiane Torloni) e Otávio (Antônio Fagundes) reencarnaram na Terra ou evoluíram para outro plano espiritual, tamanho foi o corte das cenas que atrapalharam a sequencia lógica da história do encontro destas duas almas gêmeas. Mesmo assim, o público se emocionou mais uma vez com o final da novela e, principalmente, com o texto de encerramento que fala que a “morte é apenas uma viagem”.

Considerada um dos maiores sucessos da teledramaturgia da Globo, A Viagem foi apresentada pela primeira vez entre 11 de abril a 21 de outubro de 1994. O sucesso foi tão grande na época que a novela de Ivani Ribeiro ofuscou o folhetim exibido na faixa das 8, Pátria Minha, de Gilberto Braga, alcançando incríveis 52 pontos no último capítulo. No Viva, a novela repetiu o bom desempenho e manteve o canal na liderança da TV Paga entre o público adulto, que é de 18 a 49 anos. Abaixo, confira um trecho do especial Memória Globo sobre os bastidores de A Viagem:







Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.











Jornalista


MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

10 comentários

  1. Ao contrário das reprises do Vale a Pena Ver de Novo, o Viva não picotou a novela. O canal sequer tem autorização pra isso. A novela foi exibida na íntegra, sem cortes, embora muita gente tenha a sensação de que algo ficou de fora. O canal exibiu, sim, os 167 capítulos da novela (participo de um grupo, no Facebook, que publicou um a um) e eles foram fiéis à exibição original de 1994. O que acontece é que parte do público jura ter visto cenas que nunca existiram. Uma das mais citadas é a do suposto reencontro do Alexandre com o Valdomiro, personagem vivido por Nildo Parente no começo da novela. O pedido de desculpas foi feito, é citado na novela, mas nunca foi exibido. Há também quem diga que o canal cortou a cena da morte da Dona Maroca. Outra falácia. As pessoas fantasiaram isso e acreditaram piamente nos frutos de suas imaginações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renata! O próprio Canal Viva assume que exibiu 160 capítulos, basta entrar no site da novela (http://canalviva.globo.com/programas/a-viagem/episodios/index.html#season=1) ou entrar em contato com a assessoria da Globosat. Acredito que algumas partes da novela foram suprimidas, principalmente em diálogo não necessariamente em cena, o que prejudicou, no meu entendimento, o desfecho da história. Agradeço pela educação e gentileza do seu comentário que contribui com informações importantes para o post. Um forte abraço.

      Excluir
    2. Oi, Wander! Olha, o Viva se equivocou tantas vezes durante essa exibição, que nem vale levar a sério essa informação do próprio site. Só pra dar alguns exemplos, o canal exibia chamadas de capítulos com muitas semanas de antecedência e que nada tinham a ver com o que estava indo ao ar. Além disso, os resumos dos capítulos publicados tb no site, chegaram a vir com cenas que nunca existiram, o que gerou estranheza no grupo do Facebook, formado por pessoas que assistiram todas as exibições anteriores, com ou sem cortes. Conforme eu disse anteriormente, no tal grupo, ao final de cada dia, cada capítulo era religiosamente publicado num post específico, só deles. Um a um. E assim como em 1994, agora somam 167. Certamente o Viva errou nessa contagem aí, por mais absurdo que isso possa parecer. Um abraço!

      Excluir
    3. Oi Renata! A sua denuncia é muito séria e mostra um descaso do Viva com a obra e, principalmente, com o público. Citei o link do site para confirmar a informação que me foi passada pela Globosat. Mais uma vez, agradeço o comentário e por contribuir de forma positiva com informações relevantes, sempre de forma educada. Um forte abraço.

      Excluir
  2. Até hj e desde 1994 pensava q o Alexandre reencarva como filho do Raul e com esse final no canal viva fiquei confuso, n sei se cortaram a cena q ele pede p reencarnar como filho do Raul, mas até ontem tinha certeza q era isso e esses cortes são lamentáveis!!! Novela maravilhosa, perfeita e a melhor pra mim!!!! Espero q reprise novamente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ryan! No final de "A Viagem", a Dináh conversa com o Otávio sobre a reencarnação do Alexandre como filho do Raul. É uma pena mesmo os cortes, porque atrapalha a sequência lógica da história. Obrigado pelo comentário. Um forte abraço.

      Excluir
  3. Wander mas tem a cena que comentam q o Alexandre reencarna como filho do Raul? Vc sabe aonde tem essa cena?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ryan! Vi essa cena no YouTube. Procure pelo "último capítulo de A Viagem" que você vai encontrar. Ontem, assisti no YouTube, pelo menos uns três finais com cenas diferentes do que havia passado no Viva. Um forte abraço.

      Excluir
  4. hahaha, a Diná disse que o Alexandre reencarnou como filho do Raul??? Em que parte desse último capítulo de 1994: https://www.youtube.com/watch?v=-FahzFJCu1Y

    Ah, não é montagem, ok? Antes que digam que pegaram propagandas de 1994 e colocaram nesse último capítulo de novela..só comparar com esse final do Viva: https://www.youtube.com/watch?v=uqsKHrgf01M

    Será que é diferente mesmo??? Acho que não, hein???

    Bom, sei que meu comentário não vai ser aceito, como o outro, mas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uai, Isabel. Porque seu comentário não seria aceito? Desde que siga a Política de Privacidade do blog, todo comentário é publicado. Lembro de uma cena, no último capítulo, da Dináh comentando com o Otávio sobre a reencarnação do Alexandre no Nosso Lar e fica subentendido que ele será o filho do Raul. Um forte abraço.

      Excluir