18ª Mostra de Cinema de Tiradentes discute o lugar do cinema atual

janeiro 23, 2015

Foto: Leo Lara / Universo Produção / Flickr / Reprodução.


De 23 a 31 de janeiro de 2015, acontece em Minas Gerais a 18ª Mostra de Cinema de Tiradentes. A abertura do evento é nesta sexta-feira (23/01), às 21h, no Cine-Tenda, com homenagem à atriz paraense Dira Paes, seguida da exibição do filme inédito “Órfãos do Eldorado”, sob direção de Guilherme Coelho e é protagonizado pela homenageada, ao lado do ator mineiro Daniel Oliveira.

Ao longo da semana, dois longas marcantes na trajetória de Dira ganham exibições no evento: “Corisco e Dadá” (1996), de Rosemberg Cariry, e “Amarelo Manga” (2001), de Cláudio Assis. Também haverá um debate, com a presença da atriz e dos diretores. Eles vão vai discutir a importância e a presença da atriz nos últimos 30 anos do cinema brasileiro.

Ao todo, a Mostra exibe 128 filmes brasileiros em pré-estreias nacionais e mundiais (37 longas e 91 curtas), em 59 sessões de cinema e reúne mais de 500 profissionais do audiovisual. De acordo com os organizadores, o público estimado é de mais de 30 mil pessoas. Ainda, a temática deste ano propõe uma reflexão sobre o momento atual do cinema contemporâneo e pergunta: Qual o lugar do cinema hoje?
Dira Paes é a atriz homenageada da 18ª Mostra de Cinema de Tiradentes. Foto: Leo Lara / Universo Produção / Flickr / Reprodução.

Na Mostra Aurora, dedicada a filmes independentes de diretores com até três longas no currículo, disputam o prêmio do Júri da Crítica e o Prêmio Itamaraty de R$ 50 mil. Já na programação internacional, integram o crítico e professor francês Charles Tesson, representante da Semana da Crítica, mostra paralela do Festival de Cannes, e Amaia Serrulla, programadora do Festival de Cinema de San Sebastian – Espanha.

“A Mostra de Tiradentes respira esse momento de ênfases, mais que de sutilezas, e coloca essa contingência de um cinema no qual a autoralidade dos criadores passa distante dos sensacionalismos estéticos a que tanto assistimos”, comenta o curador Cléber Eduardo.

Além da exibição de filmes, a Mostra Tiradentes vai contar com intensa programação de atividades culturais, em 10 oficinas de formação (com oferta de 270 vagas), 10 lançamentos de livros e DVDs, cortejo e teatro de rua e intervenções artísticas.

A programação artística da 18ª Mostra Tiradentes promove o tradicional Cortejo da Arte, que percorre as ruas de Tiradentes no sábado (24/01), comemorando os 311 anos de fundação do Arraial de São José Del Rey e os 297 anos de sua elevação à categoria de cidade.
Foto: Leo Lara / Universo Produção / Flickr / Reprodução.

À noite, para inaugurar a programação do Cine BNDES na Praça, haverá a presença do artista mineiro Carlos Bracher, que participa da sessão Arte na Praça, com o curta “Bracher Pintura & Permanência”, dirigido por Blima Bracher. No dia 31, à tarde, o público poderá conferir espetáculo de ilusionismo no Cine-Praça com o mágico Klauss.

Cada vez mais interativa, a Mostra traz na sua 18ª edição o coletivo #eufaçoamostra em performances no Espaço Cine Lounge, uma novidade desta edição que reúne todas as manifestações da arte.  O coletivo é composto por alunos das oficinas de Processos Audiovisuais Cocriativos realizadas em anos anteriores.

Infraestrutura

Localizada a 180km de Belo Horizonte e com cerca de 7 mil habitantes, a cidade de Tiradentes recebe durante a Mostra Tiradentes toda infraestrutura necessária para sediar o evento. São instalados três espaços de exibição: o Cine BNDES na Praça, no Largo das Fôrras (espaço para mais de 1.000 espectadores); o Complexo de Tendas, que sedia a instalação do Cine-Tenda (com 600 lugares), e o Cine-Teatro (com platéia de 120 lugares), que funciona no Sesi Tiradentes - Centro Cultural Yves Alves – sede do evento.








Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.











Jornalista



MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários