"Felizes Para Sempre?" explora as dores de um casamento em crise

janeiro 27, 2015

Foto: TV Globo / Reprodução. 


Quem disse que o casamento é um sinal para que sejamos felizes para sempre? Não por menos, o título da nova minissérie da Rede Globo, que estreou nesta segunda-feira (26/01), está com uma interrogação. A trama conta a história de casais de diferentes idades que estão passando por uma crise no relacionamento.

Mas o ponto de interrogação quer mesmo é provocar o público acostumado com o romantismo de um final feliz após o enlace do matrimônio: será mesmo que temos que nos ancorar na mentira ou na traição para manter um relacionamento por anos? Difícil saber, até porque cada casal tem a sua própria resposta e, nem sempre, uma solução que seja boa para ambas às partes.

Escrita por Euclydes Marinho, a minissérie Felizes Para Sempre? é uma adaptação de Quem Ama Não Mata (1982), escrita também pelo roteirista. Se na primeira versão a série se passava em Niterói, no Rio de Janeiro, a trama foi transferida para Brasília-DF, a pedido do diretor geral Fernando Meirelles, que já foi indicado ao Oscar e co-produz a trama pela produtora O2.
Foto: TV Globo / Reprodução. 

Pelo menos neste primeiro episódio, Felizes Para Sempre? mostra a melancolia de casais que não se assumem que estão em crise, quase uma guerra psicológica entre o comodismo e a cumplicidade. Inclusive o sexo, que é tratado com muita naturalidade na minissérie, é o ponto que desencadeia os problemas entre os casais. Não há vergonha, nem sutileza, mas sim um membro do casal que prefere não enfrentar o problema de perto.

Norma (Selma Egrei) e Dionísio (Perfeito Fortuna) são os pais de Claudio (Enrique Diaz), Hugo (João Miguel) e Joel (João Baldasserini). Eles reúnem os filhos e a família para comemorar seus 46 anos de casamento. Claudio é um empresário corrupto casado com Marília (Maria Fernanda Cândido) e que mantém uma amante. Desde que o filho deles morreu afogado na piscina, eles perderam o desejo um pelo outro.

Hugo é casado com Tânia (Adriana Esteves), uma cirugiã plástica que não têm paciência para a insistência sexual do marido e a vontade dele em ter outros filhos. Enquanto Joel anuncia o divórcio de Suzana (Carol Abras), mas não aceita bem o fato da ex-esposa ter partido para outra. Apesar de felizes com o aniversário de 46 anos de casados, Norma e Dionísio não conseguem mais ter relação por conta de um problema de impotência.
Foto: TV Globo / Reprodução. 

Todos esses problemas, ao invés de serem enfrentados, fazem com que os casais passem a mentir e a trair, até que um crime pode mudar a vida de todos eles. No primeiro episódio, destaque para Paolla Oliveira (Dani Bond/Denise), que vive uma garota de programa de luxo que irá transitar na vida dos outros casais sempre de forma dissimulada e com personas diferentes.

Felizes Para Sempre? é uma minissérie densa, dessas que a gente acaba de assistir um episódio e fica pensando sobre o rumo das nossas próprias vidas. As cenas aéreas pelos principais pontos de Brasília-DF são um charme à parte e que ajudam a dialogar com os personagens que misturam solidão e melancolia por estarem juntos e, ao mesmo tempo, sozinhos. “Onde colocar o desejo?”, pergunta a série, ao final do episódio. Onde? Definitivamente, que a felicidade seja eterna enquanto dure.








Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.











Jornalista


MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários