Em cerimônia de posse, Pimentel promete gestão participativa no Governo de Minas

janeiro 01, 2015

Foto: Gil Leonardi / Imprensa MG / Reprodução.


Na manhã desta quinta-feira (01/01), aconteceu na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, a cerimônia de posse do novo Governador de Minas, Fernando Pimentel (PT), e do vice Antônio Andrade (PMDB). Dividida em duas etapas, a solenidade contou com a presença de prefeitos, vereadores, deputados, secretários, entre outras autoridades.

Logo que chegou à ALMG, Pimentel concedeu uma entrevista coletiva aos jornalistas. O governador recém-empossado foi questionado sobre a atual situação financeira de Minas e ele reafirmou o compromisso de fazer uma gestão com maior participação popular e de aumentar o poder dos conselhos participativos na sua gestão.

Ainda na cerimônia, coube ao rapper Flávio Renegado cantar o Hino Nacional. Em seguida, foi exibido um vídeo com um perfil de Pimentel. O filme abordou a trajetória política do Governador e a passagem dele pela Prefeitura de Belo Horizonte que o consagrou como político envolvido na construção coletiva e da participação de popular, mostrando como exemplo o projeto exitoso do Orçamento Participativo.

Durante o seu primeiro discurso como governador de Minas, Pimentel informou que em 90 dias irá apresentar um balanço geral das finanças para mostrar a real situação do estado, além de retomar o diálogo com a sociedade e fortalecer os conselhos e movimentos sociais. Ele ainda afirmou que quer ser lembrado como o governador que institui uma maior participação popular em Minas Gerais.
Foto: Henrique Chendes / Imprensa MG / Reprodução.

Em seguida, aconteceu a 2ª parte da cerimônia de posse no Palácio da Liberdade, na Praça da Liberdade, que consolidou a transferência de cargo e contou com a presença do então governador Alberto Pinto Coelho. Aberta ao público, Pimentel dispensou o tradicional carro Rolls Royce e entrou no Palácio à pé, ao lado do vice-governador Antônio Andrade, em um tapete vermelho estendido desde à Praça da Liberdade.

Pimentel foi recebido por pessoas e militantes que o cumprimentaram e o pararam para tirar fotos. Depois, o governador recém-empossado se encontrou com Alberto Pinto Coelho para ouvir a cantora Titane cantar o Hino Nacional. Em seguida, tanto o ex-governador quanto o atual discursaram. Pinto Coelho destacou os trabalhos dos últimos 12 anos de gestão tucana e lembrou da sua trajetória política.

Logo depois, Pimentel – já com a medalha de Honra ao Mérito Mineiro, prometeu dialogar mais com os servidores públicos e com os movimentos sociais e informou que irá se reunir nesta sexta-feira (02/01) na Cidade Administrativa com o novo secretariado para já discutir as novas ações do Governo. "Não vamos governar trancado no gabinete, mas governar ouvindo os mineiros", disse Pimentel. Assim que terminou a cerimônia de posse, Pimentel viajou para Brasília-DF para acompanhar a cerimônia de posse do 2º mandato de Dilma Rousseff (PT).

Opinião

Pimentel é 47º governador eleito de Minas, além de ser o primeiro petista que assume o cargo máximo do executivo estadual. Após 12 anos de gestão tucana em Minas Gerais, Pimentel venceu as eleições do ano passado no 1º turno contra o candidato da situação, Pimenta da Veiga (PSDB).
Foto: Omar Freire / Imprensa MG / Reprodução.

A censura imposta à imprensa mineira, o constrangimento do funcionalismo público, a descontinuidade do Canal Minas Saúde em 2014, a prática de políticas econômicas neoliberais e a extinção de programas sociais foram decisivos para que os mineiros optassem pela mudança no governo estadual.

Pimentel pega um governo com problemas no caixa e que teve que entrar na justiça contra o Banco do Brasil, no final do mandato de Alberto Pinto Coelho, para ter a verba para pagar as obras de infraestrutura do estado. Diante disso, o 1º ano do governo petista será de reajustes fiscais e de dependência quase que total de verbas federais.

Mesmo com sérios problemas de segurança pública e infraestrutura, Minas Gerais tem programas bastante exitosos (se compararmos com outros estados) na área da saúde pública e da educação que ainda não se sabem se serão renovados, remodelados ou extintos. Nos bastidores, o clima nos órgãos, diretorias, autarquias e superintendências estaduais é de mudança total.
Foto: Renato Cobucci / Imprensa MG / Reprodução.

Mas, mesmo com tantas adversidades, Pimentel pode fazer a diferença se cumprir realmente a promessa de maior participação popular. E também pode fazer a diferença na área de mobilidade urbana, como o fortalecimento do MOVE Metropolitano que possui estações precárias e, quem sabe, fazer do metrô na Grande BH uma bandeira.

Como se sabe, o metrô de BH é de responsabilidade da CBTU, órgão federal. A sintonia partidária entre Minas Gerais e Brasília-DF e a criação da Sec. de Estado de Gestão Metropolitana pode fazer com que a ampliação do metrô para as cidades da região metropolitana, algo tão sonhado pelos mineiros, finalmente saia da papel. Se conseguir fazer isso, Pimentel já entra para a história.










Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.











Jornalista


MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários