Agência Pública faz crowdfunding para produzir novas reportagens

janeiro 28, 2015



A Agência Pública de Jornalismo Investigativo lançou, recentemente, o projeto Reportagem Pública 2015, sua 2ª campanha de crowdfunding. O objetivo é trazer o leitor para dentro da redação e fazer com que ele seja parte da produção das reportagens. A meta é arrecadar R$ 50 mil reais até o dia 06 de março e as doações podem ser feitas pelo Catarse. Para ajudar a financiar o projeto, clique aqui.

Uma vez membro do conselho editorial da Agência Pública, no dia 15 de cada mês, os doadores terão a oportunidade de avaliar três propostas de pauta que serão colocadas para votação. Depois de escolhido o assunto, o conselho editorial pode interagir com os repórteres e acompanhar de perto a produção da matéria. Abaixo, confira mais detalhes no vídeo:


Além de convidar os doadores para fazer parte do processo jornalístico, a agência quer colocar seus repórteres para investigar os assuntos mais quentes ao longo do ano. “Se o projeto começasse hoje, por exemplo, iríamos propor investigar as propriedades da nova Ministra da Agricultura, Kátia Abreu, a crise da água em São Paulo e a gestão da Sabesp ou a guerra por trás das campanhas eleitorais na internet”, explica Marina Amaral, diretora de redação da Agência Pública.

“Queremos oferecer a oportunidade dos leitores pautarem a nossa redação para investigarmos o que realmente as pessoas querem saber – algo que nunca foi feito no Brasil!”, completa Marina. Também estão entre as recompensas do crowdfunding livros, adesivos desenhados pelo quadrinista Alexandre De Maio, e-books e fotos. Além disso, quem doar mais de R$ 130 poderá literalmente ocupar a Pública e participar de um workshop prático sobre como planejar e tocar uma pauta investigativa.


A primeira experiência da Agência Pública com crowdfunding foi em 2013: foram arrecadados mais de 59 mil reais de 808 doadores. Em seu primeiro formato, o Reportagem Pública distribuiu bolsas para repórteres independentes fazerem suas matérias. Os 12 vencedores foram escolhidos pelos doadores em votação online, das quais quatro receberam prêmios.

A reportagem Defeitos de fábrica: as explosões da GM no Brasil, que denuncia explosões de modelos Vectra, rendeu no último mês de novembro uma investigação do Ministério da Justiça, que pode acabar em punição para a GM, por não ter realizado o recall de 140 mil veículos Vectra.

“Como somos uma agência, todas as reportagens poderão ser livremente reproduzidas por jornais, grandes portais da internet e até em canais de TV e Rádio. Queremos também convidar a mídia a participar desse laboratório de jornalismo investigativo e participativo, alimentando os debates e gerando novas investigações!”, convoca Natalia Viana, diretora de estratégia da Agência Pública.








Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.













Jornalista




MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários