Série "Conselho Tutelar" expõe o drama da violência contra a criança e o adolescente

dezembro 02, 2014



Com apenas cinco episódios, a Rede Record exibe a 1ª temporada da série Conselho Tutelar durante toda esta semana, a partir das 23h30. A estreia foi na noite desta segunda-feira (01/12) e expõe, de forma bastante competente e didática, o drama da violência contra crianças e adolescentes.

Para quem não sabe, os Conselhos Tutelares são instituições criadas para proteção de crianças. São cenários de histórias dramáticas, heroicas e perturbadoras que, infelizmente, ficam à mercê da fragilidade da Justiça. A série não expõe de forma explícita as cenas de maus tratos e abusos, mas mostra a solução dos casos pelos conselheiros, que serão resolvidos dentro de um único episódio.

Criada pelos roteiristas Marco Borges e Carlos de Andrade, sob a direção de Rudi Lagemann, a série é baseada em casos reais e conta a história dos conselheiros Sereno (Roberto Bomtempo) e César (Paulo Vilella). Idealistas e heróis, eles se abdicam da vida pessoal, muitas vezes, para conseguir resolver os casos que aparecem no Conselho onde trabalham.

No elenco, nomes como Carolina Virguez, Cássia Linhares, Cintia Rosa, Dudu Varello, Esther Góes, Fabiana Motta, Flávia Monteiro, Lucinha Lins, Marcello Escorel, Nica Bonfim, Paulo Figueiredo, Paulo Gorgulho, Petrônio Gontijo, Sérgio Abreu e Yasmin Gomlevsky.
Fotos: TV Record / Divulgação.

O episódio de estreia mostrou uma história inspirada em um caso real. Lucinha Lins entra em cena na pele da médica conceituada Vera, que espanca Mariana (Esther Medeiros), sua filha adotiva de 4 anos. A trama da atriz é inspirada no caso da procuradora de Justiça aposentada Vera Lúcia de Sant’Anna Gomes que foi presa após torturar a filha adotiva de 2 anos, em 2010.

Ainda, no mesmo episódio, também foi contada a história da jovem Ingrid (Yasmin Gomlevsky), que aos 17 anos, foge de casa grávida, aos 9 meses de gestação, para viver em uma cracolândia. A mãe dela consegue acionar o conselho e a menina consegue ter o bebê em um hospital.

Porém, no dia do nascimento do filho da adolescente, ela completa 18 anos e, dias depois, volta para as ruas e para o mundo das drogas. O detalhe é que a atriz Yasmin Gomlevsky atualmente é contratada da Rede Globo e interpreta a personagem Joaquina em Malhação Sonhos.

No final do episódio, aparece um depoimento real de um profissional que trabalha em um Conselho Tutelar, além da divulgação do Disque 100, número telefônico gratuito que é um instrumento muito importante de denúncia de maus tratos, abuso e violência contra crianças e adolescentes.

O mais bacana da série é que ela é uma oportunidade de sensibilizar o público sobre este problema que é real e assombra milhares de famílias brasileiras. Mais do que entretenimento, a série também presta serviço sobre o assunto. Coisa rara na TV aberta.









Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no Linkedin, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.











Jornalista


MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários