#3VezesBHSM: 3ª edição do #BHSM debate os desafios do Social Media

dezembro 03, 2014

Foto: Divulgação.


No último sábado (29/11), aconteceu em Belo Horizonte, a 3ª edição de BH Social Media, no Teatro ICBEU. O evento é uma ótima oportunidade de fazer network, ficar por dentro de debates na área e aprender um pouco mais sobre esta profissão de social media que é tão recente e, ao mesmo tempo, tão estratégica na comunicação de qualquer tipo de negócio.

O interessante desta edição foi o foco nos desafios do profissional de social media que, muitas vezes, trabalha por conta própria atendendo clientes autônomos, ou oriundo de pequena e média empresas. Particularmente, acredito que isso é uma tendência que tem tudo para crescer cada vez mais como oportunidade de trabalho.

Outro ponto abordado que me chamou a atenção foi como o profissional de social media deve se comportar nas redes sociais – principalmente no LinkedIn, uma vez que recrutadores estão de olho no histórico dele, antes de selecioná-lo para uma possível vaga. Abaixo, confira algumas impressões sobre o #3VezesBHSM:

# A primeira palestra do dia foi de Hilário Júnior sobre “Uso das redes sociais nas eleições panoramas e tendências”. Entre os destaques, Hilário admitiu que as campanhas eleitorais fazem uso de fakes (o que acredito ser um recurso péssimo, por que não se produz um engajamento real, nem espontâneo) para gerar número e aumentar o coro para a repercussão de um determinado assunto nas redes sociais.

# Hilário falou também de outra prática muito comum nas eleições, mas que os políticos não assumem, o chamado Lado B. Trata-se de polêmicas, boatos e memes que são criados durante o período eleitoral para confundir o eleitorado e minar a campanha do adversário. O triste é ver que TODOS OS POLÍTICOS fazem isso, ao invés de se preocupar em gerar engajamento real por meio do debate.

# Hilário destacou o exemplo de Marina Silva nas #eleições2014. A candidata chegou a ganhar do próprio Facebook o título de político na rede social que possuía o maior engajamento e popularidade, só que isso não se refletia nas pesquisas de intenção de voto, nem nas urnas. O que me levou a fazer a seguinte associação: talvez, o uso de fakes tenha contribuído para isso.

# A segunda palestra foi com Thiago Leite sobre “Redes sociais nas pequenas e médias empresas”. Thiago deu várias dicas de planejamento e estruturação do trabalho de um social media para este tipo de público, entre elas, a de fazer um planejamento de comunicação digital de acordo com a realidade orçamentária do cliente.

# Nos bastidores, tive a oportunidade de conversar com Thiago sobre este tema da palestra. Concordamos do quanto é importante o cliente ter um site ou blog e canalizar a audiência das redes sociais para estes endereços. Particularmente, acho muito arriscado fidelizar o internauta numa rede social e não no seu site ou blog. Tem que ser trabalhos complementares, e não individualizados.

# A terceira palestra foi com Leonardo Mello, responsável pelas redes sociais da Prefeitura de Recife, que falou sobre “Redes sociais no serviço público”. Entre os assuntos debatidos foi o excesso de humor nas páginas das prefeituras no Facebook, devido ao sucesso do tom editorial adotado pela Prefeitura de Curitiba.

# Leonardo acredita que o ideal é saber dosar humor com informação, uma vez que os internautas querem também saber o que acontece na cidade por meio da prestação de serviço. Recentemente, a Prefeitura de BH resolveu também mudar de postura e está publicando postagens mais descontraídas.

# A quarta palestra foi com Cristiano Santos sobre “LinkedIn como estratégia para empresas”. Considerado por todos como a melhor palestra do evento, Cristiano deu dicas preciosas sobre como é importante ter um perfil no LinkedIn e atualiza-lo de maneira constante.

# Cristiano deu algumas dicas sobre como administrar um perfil no LinkedIn. Dentre outras coisas, ele falou sobre a importância de colocar uma foto mais formal e nítida do rosto como avatar na rede social. Segundo Cristiano, deve-se evitar foto sem camisa, fazendo careta, de trajes de banho, foto tirada em espelho ou com foto cortada ao lado de um amigo.

# Ainda, no perfil do LinkedIn, deve-se evitar de colocar na descrição “desempregado” ou “a procura de novas oportunidades”. Por exemplo, se você trabalha como Social Media é importante deixar bem claro que você trabalha com isso no seu perfil e nas atualizações que você faz nas redes.

# Pouca gente sabe, mas é possível compartilhar conteúdo no LinkedIn, inclusive postar artigos. Basta clicar no ícone que lembra uma caneta, no lado direito da caixa de texto, perto do ícone do clipes para anexar arquivos.

# Cristiano falou também que o LinkedIn comprou, recentemente, o Slideshare, uma rede social que possuí inúmeros slides de palestras, artigos, monografias, ebooks, entre outros. Se você produz este tipo de material é bom fazer este tipo de conexão entre as redes.

#Quando você preenche todos os campos do seu perfil no LinkedIn, a rede indica que trata-se de “Perfil Campeão”. Ele faz um circulo e deixa um pequeno espaço em branco. Isso indica que você preencheu tudo, mas sempre há espaço para você atualizar o seu currículo.

# A medida que você interage com outras pessoas dentro do LinkedIn, o seu perfil passa a ser mais visitado e você melhora a qualidade das suas conexões. Além disso, quando você vê um perfil com uma foto anônima, pode ser perfil de recrutadores que estão lhe sondando para uma possível seleção.

# Logo depois, a equipe da Zoom Comunicação apresentou uma pesquisa sobre o perfil do social media mineiro, baseado no formulário de pesquisa que os participantes da 2ª edição do #BHSM. Imagino que em breve a agência deve postar a pesquisa na íntegra no perfil do slideshare.
Foto: Divulgação.

# Em seguida, a recrutadora Marina Rangel deu dicas importantes para os profissionais de social media se comportarem em um momento de seleção. Ela também falou do que os contratantes demandam quando a chamam para escolher um profissional para atuar nas mídias sociais.

# Já Cinara Menezes trouxe uma palestra bem interessante sobre como é importante dividir e organizar os processos de trabalho dentro de uma comunicação digital. Geralmente, o trabalho de um social media nem sempre é muito bem definido e Cinara trouxe uma divisão que me chamou atenção: Dados e Conteúdo. As duas demandas são puxadas e merece ser dividida entre a equipe. Fica a dica para os contratantes!

# Mariana Oliveira falou sobre Gestão de Crise em redes sociais. Ela deu vários exemplos de empresas que, por algum motivo, cometeram deslizes nas redes ao assumir uma determinara postura nem sempre aberta ao diálogo e a transparência.

#A jornalista Manuela Barem falou do BuzzFeed Brasil, do qual ela atua como editora. Me surpreendi pelo fato do site que é famoso pelas suas listas ter o jornalismo como principal norte para a produção de conteúdo. Além disso, o BuzzFeed abre espaço para que os internautas produzam conteúdo de forma colaborativa dentro das diretrizes do site por meio do Community. Mariana disse ainda que já contratou redatores baseado na participação dentro do site.

# No final, os organizadores entregaram o Prêmio BH Social Media de Destaque em Redes Sociais. Entre os vencedores estão os jornalistas Rodrigo Otávio e Elisandra Amâncio. O primeiro administra a página Alice no País das Comidinhas e o outro a fan page da banda gospel Diante do Trono.

# Uma observação: confesso que não entendi o pedido dos organizadores dos participantes utilizarem a tag #3VezesBHSM para indicar que era a terceira edição do BH Social Media. Acredito que, por exemplo, #3BHSM2014 ou #3BHSM, seria mais lógico. “3 vezes” parece algo que se repete de forma insistente ou que acontece de forma simultânea em outros lugares. Mas enfim, o negócio é ser criativo, sempre! #ousadiaealegria











Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no Linkedin, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.











Jornalista


MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários