"Hora Um" estreia com furo de reportagem e repetição de notícias a cada 15 minutos

dezembro 01, 2014

Foto: TV Globo / Divulgação.


Quem ligou a TV de madrugada, às 05h da manhã, notou que a Rede Globo estreou um novo telejornal nacional, o Hora Um da Notícia, apresentado pela jornalista Monalisa Perrone. O telejornal chega à telinha substituindo a edição diária do Globo Rural e com a missão de levantar a audiência dos telejornais seguintes, como o Bom Dia Minas e o Bom Dia Brasil.

Além disso, a Globo adota uma estratégia já utilizada por SBT e Record que, desde as primeiras horas da manhã, possuem telejornais mais dinâmicos e informais que auxiliam a melhorar a média desta faixa de horário. Há quase 30 anos, a Globo não promovia uma estreia de outro telejornal nacional diário em sua grade.

Bem produzido, o Hora Um mostra uma Globo disposta a brigar pela audiência do telespectador que precisa acordar cedo para ir trabalhar e quer ficar bem informado nas primeiras horas da manhã, mas ainda peca pelo excesso de matérias frias. De quente mesmo na estreia, o jornal trouxe uma matéria exclusiva sobre a Operação Lava Jato na Petrobrás.

Além disso, a apresentadora mostrou o trânsito de várias capitais brasileiras (algumas com ruas completamente desertas), conversou com comentaristas como Heraldo Pereira e Samy Dana, chamou repórteres ao vivo e inaugurou uma linguagem inédita nos noticiários da Vênus Platinada: a cada 15 minutos, a apresentadora recorda para o telespectador os destaques do jornal, numa espécie de giro de notícias, o que lembra muito um recurso já utilizado no rádio e nas TVs de all news.

No mais, o Hora Um é um bom telejornal que tem tudo para acontecer na TV, mas que não pode se deixar acomodar uma vez que o público já se acostumou com a informalidade dos noticiários desta faixa, principalmente no SBT e na Record, que usam e abusam do humor e da descontração do âncora, além de matérias pitorescas para prender a atenção do público. É o jornalismo voltando a ganhar cada vez mais espaço na TV aberta.











Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no Linkedin, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.











Jornalista


MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários