Cuidados para evitar a intoxicação alimentar nas Festas de Fim de Ano

dezembro 23, 2014

Foto: iStock / Reprodução. 


Com as altas temperaturas, todo cuidado é pouco ao expor alimentos frescos na mesa da ceia das Festas de Fim de Ano. Tirar toda hora alimentos perecíveis da geladeira – como a tradicional maionese ou o salpicão, por exemplo, pode trazer sérios riscos à saúde e causar intoxicação alimentar.

Por isso é muito importante ficar atento a qualidade dos produtos utilizados e da higiene das mãos e do local na hora do preparo. É o que recomenda a bióloga Junara Viana de Oliveira, responsável pelo Serviço de Microbiologia de Produtos da Fundação Ezequiel Dias (Funed). “Os principais causadores de intoxicação são os alimentos de origem animal, como carnes, produtos de confeitaria, como salgados, sanduíches e massas, gelados comestíveis e produtos lácteos”, orienta.

Ainda, segundo o Laboratório de Microbiologia de Alimentos da Funed são recebidos mensalmente pelo menos cinco surtos de toxinfecção alimentar para investigação. Do início do ano até o final da primeira quinzena de novembro, foram notificados 60 surtos em Minas Gerais e, com o fim do ano, o órgão alerta que esse número tende a aumentar.

Mesmo assim, a bióloga Junara Viana acredita que este número ainda é pequeno se comparado às várias intoxicações ocorridas não só em grande escala, mas também individualmente. “A maioria nem é notificada pelas pessoas contaminadas, que passam mal com algum alimento e não comunicam os órgãos responsáveis”, revela.

Intoxicação

Vômitos, dor de barriga, mal estar e vontade de evacuar com frequência são os principais sintomas da intoxicação alimentar. O tratamento consiste na reidratação do organismo com água para repor os líquidos perdidos e repouso. Ainda, durante a recuperação, é importante optar por uma alimentação leve, evitando frituras, gorduras e condimentos. Mas se os sintomas não diminuírem entre dois e três dias, deve-se consultar um médico.

Geralmente, é na alta temperatura que acontece um ambiente propício para o crescimento de bactérias e a produção de toxinas causadores da intoxicação alimentar. O recomendado é que as refeições fiquem sobre à mesa no máximo duas horas. Além disso, as sobras devem ser armazenadas em vasilhas de vidro bem higienizadas dentro da geladeira, e não dentro do forno desligado. Abaixo, confira algumas dicas para uma ceia sem perigo durante as festas de Fim de Ano:

- Lavar as mãos antes de comer e depois de usar o banheiro.
- Não misturar alimentos de origens diferentes, como carnes e verduras, em cima da pia.
- Não usar a mesma faca durante a preparação de diferentes alimentos.
- Lavar bem frutas e verduras com água potável tratada e depois higienizá-las com hipoclorito de sódio ou água sanitária (siga as instruções do rótulo ou da bula do produto). Vinagre doméstico não mata os microrganismos. Ajuda apenas a despregar sujeiras.
- Cozinhar, assar ou fritar muito bem os alimentos a serem consumidos. Sempre aquecer as sobras antes de ingeri-las.
- Guardar os alimentos já preparados dentro da geladeira.
- Não consumir alimentos de procedência clandestina ou desconhecida.
- Lavar latinhas de refrigerantes ou outras bebidas com água e sabão.








Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.











Jornalista



MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários