#Obituário: Morre Roberto Gómez Bolaños, criador de Chaves e Chapolin

novembro 28, 2014

Foto: UOL / Reprodução.


Jornalista é assim: se deixar, vive a notícia o dia inteiro. Hoje tirei parte do meu dia para fazer outras coisas, desconectar e relaxar. E quando abro o oráculo da internet, a manchete é a mais triste do ano: morreu Roberto Gómez Bolaños, aos 85 anos, o ator e criador do #Chaves e #Chapolin. Parte da infância de muita gente. Da minha principalmente.

Quantas vezes já assisti Chaves e Chapolin? O seriado é um ícone da TV brasileira. Mesmo sendo de origem mexicana, produzida pela Televisa, Chaves é eterno, universal. Aquele humor pastelão de um menino de rua que se escondia no barril por conta das suas travessuras.

Sabe quando passa um filme na sua cabeça? Lembrei da minha infância, das vezes que chegava correndo da escola para não perder um episódio do Chaves. Das vezes que morria de raiva que o SBT mudava o programa de horário e nunca passava o seriado na sequencia certa.

Do quanto os bordões do Chaves – como “ninguém tem paciência comigo” e “isso, isso, isso”, entre tantos outros, eram repetidos na escola, na hora do recreio. Acho que vem tudo na cabeça da gente. Morrer um ídolo da infância é doido, porque é sinal de que o ciclo da vida gira e que estamos envelhecendo.
Foto: Site Caderno 7 / Reprodução.

Difícil pensar que algum dia abria uma postagem do Café com Notícias para falar da morte de Bolaños. Mas o que nos alivia neste momento de dor e de luto é que a obra dele é eterna. Que aquela picuinha que ele tinha com os intérpretes do Kiko e da Chiquinha é maior do que qualquer coisa.

Chaves e Chapolin são um sucesso porque são simples. Sabem fazer humor com a simplicidade de recursos e de situações. Se o seriado é marcante aqui no Brasil, imagina no México? Imagino que deva estar acontecendo uma comoção generalizada.

Vejo as despedidas como uma oportunidade desta geração mais nova ligada em smartphone e tablet, que nasceu conectada, (re) descobrir o que encantou os pais ou os tios dele. E da gente que viveu isso tudo relembrar os episódios marcantes, de conversar com outros fãs, de compartilhar curiosidades e impressões. Acho que o Bolaños iria gostar deste tipo de homenagem. Obrigado por fazer o mundo inteiro sorrir!









Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no Linkedin, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.











Jornalista


MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários