Black Friday 2014 ainda tem maquiagem de preços e prazos longos para a entrega

novembro 28, 2014



Criada nos Estados Unidos na Semana de Ações de Graças como forma do comércio renovar a sua linha de produtos para o Natal, a Black Friday ganhou o mundo e está presente em mais de 50 países. No Brasil, a data acontece pela quinta vez e é marcada pela maquiagem de preços e prazos longos para a entrega de produtos.

De acordo com o site Reclame Aqui, muitos internautas foram surpreendidos com descontos pequenos que, somados ao frete, dá o preço normal do produto. Além disso, há outra reclamação: o prazo de até 50 dias para a entrega dos produtos, ou seja só depois do Ano Novo. Com isso, a hashtag #BlackFraude começou a ganhar força nas redes sociais.

Até o fechamento desta edição, as cinco lojas com mais reclamações dos internautas no site Reclame Aqui são: Submarino, Americanas, Saraiva, Netshoes e Extra. De acordo com os organizadores, o ranking é uma forma de prestar serviço aos consumidores/internautas que estão participando da Black Friday no Brasil.

Outro problema relatado por internautas são os relacionadas a maquiagem de preços, como a famosa oferta “metade do dobro”, em que a loja apresenta descontos de até 50% sobre preços que aumentou pouco antes da promoção. Outra forma de maquiagem identificada foi sobre a lentidão e problemas no funcionamento dos sites, além da cobrança de frete caro, compensando o desconto no preço. Também houve dezenas de casos de produtos que “sumiam” no momento em que eram colocados no carrinho virtual.

Viagem

Segundo o site Viajanet, a Black Friday brasileira pode ser até 20% mais cara que fazer compras nos Estados Unidos, incluindo produtos, viagem e impostos. É que a agência de viagens fez uma simulação e percebeu que as promoções no varejo nacional durante a data não superam economia de viagens de compras no exterior.

Dependendo do capital que você tenha para comprar, a simulação aponta que pode sair até 17% mais barato ir para a “Terra do Tio Sam” e usufruir das promoções de lá. E detalhe: a simulação considera o custo de passagem, hospedagem, alimentação, transporte e tributação sobre os produtos comprados nos EUA. Confira a tabela, abaixo:


Dicas

Mesmo com as queixas, a data ainda é lucrativa no Brasil. Só no ano passado, durante a Black Friday, o comércio eletrônico atingiu a marca de R$ 424 milhões em vendas. A expectativa é atingir a marca dos R$ 700 milhões. Se você vai comprar durante o dia, evite horários de pico como na hora do almoço ou no começo da noite que são, historicamente, os horários que há o maior volume de vendas. Abaixo, confira as dicas para evitar problemas na hora da compra:

# Antes de comprar, vá ao site da Black Friday Brasil e verifique as lojas que participam oficialmente da promoção.

# Confira se a Loja Virtual tem o selo “Black Friday legal 2014”. Trata-se de um selo criado pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Câmara-e.net) que informa as lojas que se comprometeram publicamente a não maquiar os preços.

# Evite comprar os produtos por ofertas via e-mail. Alguns hackers vão aproveitar da Black Friday para espalhar arquivos maliciosos.

# Coloque a boca no trombone! Ao encontrar ofertas enganosas, denuncie.

# Compare os preços dos produtos em pelo menos três lojas participantes antes de efetuar a compra. Isto é uma maneira de você conferir de perto qual é o menor preço.

# Leia a política de privacidade da loja virtual para saber quais compromissos ela assume quanto ao armazenamento e manipulação de seus dados;
Selo "Black Friday Legal 2014" criada pela Câmara-e.net. Foto: Reprodução.

# Veja a descrição do produto, compare-o com outras marcas e certifique-se de que ele supre suas necessidades;

# Imprima e/ou salve todos os documentos (telas) que demonstrem a compra e confirmação do pedido (comprovante de pagamento, contrato, anúncios, etc.);

# Procure no site a identificação da loja (razão social, CNPJ, endereço e canais de contato). Caso ocorra algum problema, localizar a empresa será fundamental para a solução. Se o fornecedor não possuir essas informações, escolha outro. O SERASA criou um site específico para fazer esta consulta;

# Evite sites que exibem como forma de contato apenas um telefone celular;

# Prefira fornecedores recomendados por amigos ou familiares;

# Instale programas de antivírus e o firewall (sistema que impede a transmissão e/ou recepção de acessos nocivos ou não autorizados) e os mantenha atualizados em seu computador;

# Nunca realize transações online em computadores públicos como lan houses, cybercafés ou computadores da empresa que você trabalha, pois estas máquinas podem não estar adequadamente protegidos.











Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no Linkedin, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.











Jornalista


MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários