"Novembro Dourado" quer conscientizar sobre o câncer infantojuvenil

novembro 20, 2014



Muita gente ainda não sabe, mas neste mês acontece também a campanha de conscientização Novembro Dourado. Trata-se de uma mobilização para a prevenção e cuidado ao câncer infantojuvenil em várias partes do Brasil e do mundo. Aqui em Belo Horizonte, a Fundação Sara Albuquerque Costa é uma das pioneiras neste trabalho.

“Dedicamos um mês inteiro para refletirmos sobre os nossos valores, para avaliar sobre aquilo que de fato tem importância pra nós, especialmente sobre os nossos hábitos de vida. O Novembro Dourado pretende alertar a sociedade para uma realidade muito dura que tanto as crianças quanto seus pais passam na luta contra o câncer e em busca da cura”, conta o presidente da Fundação Sara, Álvaro Gaspar Costa.

O nome da campanha foi escolhido para simbolizar a importância de se cuidar das crianças – que “valem ouro”, para um diagnóstico precoce do câncer, fundamental para aumentar as chances de cura. Segundo especialistas, os sinais e os sintomas do câncer infantojuvenil são muito parecidos com doenças específicas da infância: virose, gripe, pneumonia, anemia, entre outras.

Por isso, é muito importante que pais fiquem atentos com a persistência de um sintoma unido a outro, como por exemplo, febre prolongada (não passa com efeito de antibiótico) com manchas roxas pelo corpo (parecida com mancha roxa quando tombamos e criança costuma ter muito por conta das brincadeiras de escola). Normalmente, dois ou mais sintomas são simultâneos e medicação não responde.
Fotos: Divulgação.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer é a doença que mais mata crianças a partir de um ano de idade no Brasil. Em 2011, foram quase três mil mortes causadas pela doença em crianças e adolescentes de zero a 19 anos. Ainda. De acordo com o INCA, até o final deste ano, devem ser contabilizados, aproximadamente, 12 mil novos casos de câncer infantil.

Acolhimento

A Fundação Sara Albuquerque Costa nasceu da convivência que os pais da pequena Sara tiveram com a dor e a esperança durante a sua doença, entre 1996 e 1997. O alto custo do transplante de medula fez com que a família, amigos e colegas lançassem uma campanha para arrecadação de recursos. 

A pequena Sara acabou falecendo antes do transplante, em novembro de 1997. Com parte do dinheiro arrecadado ainda em mãos, os pais da menina decidiram usar os recursos para auxiliar famílias que passavam pela mesma dificuldade. 

Dessa forma, em junho de 1998, foi instituída, em Montes Claros, a Fundação Sara para receber e assistir crianças e adolescentes com câncer e seus acompanhantes. Desde 2009, a fundação também mantém uma casa de acolhimento em Belo Horizonte, na Rua Pouso Alto, 285, no bairro São Lucas. Para informações e doações, o telefone é (31) 3284-7690.










Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no Linkedin, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.











Jornalista


MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários